Biossistemas na avicultura

Galpão de frangos de corte

   Texto escrito por Matheus Carvalho Doni, aluno de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientado pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

   Não há dúvidas de que o Brasil é um país com forte pecuária, tanto de ruminantes como não ruminantes se mantendo entre os líderes de produção e exportação de carne. Também não há dúvidas de que esses patamares não são alcançados sem aplicações tecnológicas específicas e de ponta para cada setor, tendo em vista que cada qual possui necessidades específicas e que, por mais que mínimas, podem alterar drasticamente o desempenho dos animais.

   Tendo isso em vista, o desenvolvimento de tecnologia, da mais simples à mais complexa, é fundamental e está a todo vapor. Um setor no qual esse caminhar tecnológico se manifesta constantemente é o setor avícola, bastante forte no Brasil, a avicultura trabalha com milhares de frangos por granja, não seria possível tal produção sem a aplicação de tecnologia pensada para as necessidades dessas aves, visando o bem-estar animal e um bom desempenho.

   As aves que são destinadas ao corte são os chamados duplo-híbridos, são animais que atingiram o ápice de desempenho em determinada característica, são melhorias genéticas que permitem esse nível de sofisticação. Mas com o aperfeiçoamento dos animais aumentam também as necessidades para a criação desses.

   Algumas dessas necessidades são, a climatização dos galpões, a alimentação e ganho de peso individual, monitoramento em tempo real, controle dos níveis de estresse, qualidade do ar, detecção de doenças dentre outras muitas necessidades. Para algumas dessas demandas já existem equipamentos e técnicas no mercado, vamos agora falar sobre algumas delas, sendo que em todas há a possibilidade de atuação do engenheiro de biossistemas.

  • Galpões de pressão negativa: São galpões pensados em uma climatização eficiente em temperatura, umidade e fluxo de ar, são locais fechados e possuem exaustores em uma das extremidades, esses equipamentos puxam o ar de dentro do galpão para fora, forçando o ar de fora do galpão entrar na outra ponta por diferença de pressão, ao entrar o ar do ambiente externo passa por um filtro que o purifica e umedece, desse modo o ambiente interno fica bastante fresco e com fluxo de ar constante e umidade controlada. A Engenharia de Biossistemas é capaz de realizar o dimensionamento e instalação desses galpões além do desenvolvimento dos equipamentos.
  • Automação e monitoramento: É possível através de sensores e câmeras monitorar e dar comandos a equipamentos estando distante das granjas, isso permite o controle em tempo real das condições do ambiente. A atuação de biossistemas pode se dar no desenvolvimento dos equipamentos, instalações, programação das máquinas e sensores e ainda na criação de programas de luz e vento automatizados
  • Sistema de apanha automatizada: já está à disposição de alguns produtores um equipamento de apanha automatizada das aves, consiste em um equipamento com barras de borracha rotativas que apanham os animais, sem os ferir ou os estressar, encaminhando-os a esteiras rolantes que levam os frangos às caixas de transporte. Tal tecnologia pode necessitar dos conhecimentos da Engenharia de Biossistemas para o desenvolvimento desses equipamentos e para seu aperfeiçoamento.

    Existem diversas outras tecnologias e necessidades a serem atendidas no futuro, sendo necessária, e de grande valia a atuação dos engenheiros de biossistemas em diferentes etapas, desde o desenvolvimento à implantação dos equipamentos ou técnicas. Vale lembrar que todo este universo de tecnologias e demandas não se aplica apenas às aves de corte, existem diversos outros setores de produção animais esperando que surjam engenheiros de biossistemas para desenvolver essas tecnologias e revolucionar a pecuária no Brasil e no mundo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FORNARI INDÚSTRIA. 4 benefícios da tecnologia na avicultura industrial. Disponível em: <http://www.fornariindustria.com.br/tecnologia-na-avicultura/beneficios-da-tecnologia-na-avicultura-industrial/>. Acesso em: 14 nov. 2018.

REDAÇÃO AI. Era digital: o futuro da tecnologia avícola. Aviculturaindustrial.com.br, v. 1277, p.13-13, maio 2018. Disponível em: <https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/era-digital-o-futuro-da-tecnologia-avicola/20180522-093843-W047>. Acesso em: 14 nov. 2018.

PORTAL SUÍNOS&AVES. Novas tecnologias impulsionam produtividade na avicultura. Disponível em: <https://www.portalsuinoseaves.com.br/novas-tecnologias-impulsionam-produtividade-na-avicultura/>. Acesso em: 14 nov. 2018.