Tecnologias para o agronegócio unem ciência e mercado na ESALQSHOW.

Um exemplo da dimensão do que é a agricultura de precisão (https://blog.multitecnica.com.br/agricultura-de-precisao).

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

 A ESALQSHOW é um espaço para a interação entre a ciência e o mercado, o principal intuito do evento de estimular inovações, o empreendedorismo e de fomentar novas parcerias. A ESALQSHOW ocorreu entre os dias 9 e 11 de outubro, em Piracicaba, e já se encontra em sua 2ª edição. A principal proposta do evento, é conectar a academia com o setor produtivo.

O evento é organizado pela Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), é um espaço destinado a algumas empresas vinculadas, para apresentar seus projetos, a startup Agrorobótica, apresentou o AGLIBS (http://www.usp.br/portalbiossistemas/?p=7966) para análise de solos, e a Produquímica, com o fertilizante MicroActive.

A Agritechs apresentou pesquisas em desenvolvimento na área de nanotecnologia, pós-colheita e agricultura de precisão por agritechs. Teve também empresas do setor produtivo vinculadas ao Centro de Pesquisa, estavam presentes no estande da Embrapa, no Espaço Inovar Esalq & Cia, que traz como tema central o “Futuro da agricultura tropical para a sociedade”.

O AGLIBS, desenvolvido em parceria da Embrapa com a Agrorobótica, a empresa fundada em 2015, é o primeiro resultado do ecossistema de inovação da Embrapa Instrumentação com uma agritech. Do esforço surgiu um equipamento com tecnologia de última geração para a análise de solos de forma rápida, limpa e economicamente acessível ao produtor rural.

Outro exemplo bem-sucedido, foi a inovação aberta que envolveu a empresa do setor produtivo Produímica/Compass Minerals, resultou numa película formada por micronutrientes, em grande concentração que recobre de forma homogênea grânulos dos macronutrientes nitrogênio, fósforo e potássio, conhecidos pela sigla NPK.

Esta tecnologia traz facilidade para o agricultor, pois tem um produto completo para aplicar na lavoura com nutrientes balanceados e potencial de aumentar a produtividade e reduzir aplicações de fertilizantes. O MicroActive tem como função de recobrir a superfície do grão, que vai ser usado para levar o outro fertilizante.

A vantagem desta tecnologia está a redução no número de aplicações de fertilizantes, impactando diretamente nos custos da produção agrícola, além de ter o potencial de fornecer as condições ideais de nutrição para as plantas; a formulação pode aumentar a produtividade, porque o fornecimento de macro e micronutrientes de modo simultâneo permite às plantas produzirem próximo ao seu potencial genético.

As duas tecnologias já estão disponíveis no mercado, em formatos diferenciados, conforme a linha mercadológica de cada empresa.