Cientistas criaram um sistema de biorreatores de bancada para testes com compostagem

Biorreatores de bancada (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/39912326/cientistas-criam-sistema-de-biorreatores-de-bancada-para-testes-com-compostagem)

Texto escrito por Tauane Baitz, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada do Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

Um pesquisa agropecuária, desenvolvida pela Embrapa,  desenvolveu biorreatores de bancada interligados.  Estes biorreatores permitem entender os processos de compostagem, principal método para produção de fertilizantes orgânicos. O sistema é composto por  12 biorreatores aeróbios no total, em que nestes biorreatores são inseridas as amostras dos materiais orgânicos a serem testados. Com apenas três litros de material, em oito horas é possível ter uma resposta sobre se a mistura tem potencial de alcançar temperaturas entre 50 e 65 graus Celsius, ideais para o processo de compostagem. Toda a base técnica e a parte fundamental de funcionamento utilizada está desenvolvida e testada. A Embrapa vem buscando a parceria de empresas ou startups na área de instrumentação de laboratórios para finalizar o produto, para ser comercializado no mercado. Na falta de instrumentais de laboratório como os biorreatores, os testes para medir a eficácia da compostagem com diferentes materiais orgânicos devem ser feitos a campo, numa escala muito maior, o que demanda mais mão de obra e acarreta a falta de controle do experimento. O próximo passo da pesquisa, é buscar a parceria de startups, para desenvolver um software de controle e automação customizado e exclusivo para o sistema. O protótipo construído em um laboratório da Embrapa Solos é controlado com softwares adaptados.

Vantagens dos biorreatores.

  • Uma das grandes vantagens de um sistema de biorreatores aeróbios de bancada com controle diferencial de temperatura é que, com no máximo 50 litros de mistura de resíduo, é possível fazer um experimento completo, com combinações, tratamentos e repetições, coisa que a campo seria impossível.
  • Além de permitirem ter um controle maior de todo o processo experimental, possibilitando pesquisar com mais segurança e celeridade temas como degradação de agrotóxicos, perda de nitrogênio e eficiência do uso de inoculantes durante a compostagem.

Questão de sustentabilidade.

  • Os resíduos agroindustriais vêm cada vez mais se tornando uma fonte importante para a produção de novos materiais, de produtos químicos e de energia. A modificação de biomassa em produtos, gera como consequência um valor agregado, além de que o aproveitamento de resíduos gera menor impacto ambiental nas atividades, amenizando o problema do alto volume de lixo produzido no campo e nas cidades.

    Biorreatores de bancada (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/39912326/cientistas-criam-sistema-de-biorreatores-de-bancada-para-testes-com-compostagem)
  • Entenda mais em:https://www.youtube.com/watch?v=sN6CgEI-Ohs