Algumas das tecnologias apresentadas na Agrishow 2019

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi.

Durante o dia 29 de abril á dia 03 de maio, ocorreu na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo. Já são 25 anos de história, e neste ano a feira reuniu mais de 800 marcas expositoras e mais de 150 mil visitantes.

Veja algumas das tecnologias apresentadas:

Consiste em uma plataforma de previsão climática de alta precisão, e o NetBeat, o primeiro sistema de irrigação com “cérebro” no mundo.

AgrosystemCloud em operação.
  • Inteligência artificial.

Está tecnologia israelense possibilita ao agricultor obter uma ficha técnica de cada árvore individualmente, a partir de dados coletados por via área, com o uso de drones equipados com sensores e câmeras de alta resolução, análise das folhas, do solo e até do que está debaixo da terra.

 

Esquematização do projeto.

·         Hotel para abelhas.

Desenvolvido pela Bayer, o ‘Hotel de Abelhas’ funciona como um abrigo para insetos polinizadores solitários, que não vivem em colmeias e não produzem cera ou mel.

Esses insetos geralmente vivem em cavidades no solo ou nos troncos das árvores.

O hotel surge como uma proposta de abrigo, evitando a mortalidade.

 

O hotel de abelhas.

 

·         Trator controlado na tela.

A Valtra apresentou na feira o modelo S374, ideal para trabalhos pesados. Ele conta com a tecnologia SmartTouch. Que consiste em um sistema de controle composto por componentes alemães e engenharia finlandesa, com um monitor touchscreen e uma alavanca de direção inteligente, o operador tem controle total das funções do motor e da transmissão do trator.

 

O trator com controle por touchscreen.

·         Filtro solar na lavoura.

A empresa Santa Clara Agrociência, desenvolveu um produto que está sendo aplicado em culturas de larga escala e tem ajudado a melhorar a produtividade.

O protetor solar de plantas é aplicado com um pulverizador, o produto forma uma espécie de película sobre as folhas e os frutos, protegendo dos raios solares, diminuindo a temperatura e aumentando a capacidade de fotossíntese.

Efeito sem e com o filtro solar, com exposição ao sol.

·         Pulverizador a bateria.

A linha de pulverizadores portáteis da Jacto apresenta o DJB-20S, o primeiro equipamento e dosador costal do mundo, que utiliza conexão Bluetooth, podendo ser controlado por meio de um celular. Movido a bateria, ele pode operar por uma jornada de até oito horas, antes de ser recarregado na energia elétrica.

A Valtra apresentou também o BS3335H, com capacidade para 3,5 mil litros de defensivos, um dos maiores tanques do mercado agro.

Pulverizador em funcionamento.

·         Colheitadeira automatizada.

Mais precisão e performance são promessas da colheitadeira S700, da John Deere. Primeiro equipamento totalmente automatizado, possui sistema ATA, que permite o ajuste automático ao terreno em aclive ou declive, reduzindo perdas na colheita.

Colheitadeira automatizada.

·         Irrigação a um clique.

Apresentado pela Netafim/Amanco, o Netbeat é uma tecnologia para monitorar e automatizar o sistema, em tempo real, com apenas um clique.

A plataforma carrega recomendações sobre quando e como irrigar. O agricultor pode programar operações de manejo da irrigação ou nutrirrigação tudo na palma da mão, com apenas um clique em seu smartphone, computador ou tablete.

Modelo de irrigador, por um clique.

 

A edição de 2020, já tem data confirmada, de 27 de abril à 01 de maio.