Biossistema em foco

Texto escrito por Matheus Carvalho Doni, aluno de graduação de engenharia de biossistemas em FZEA-USP, orientados pelo prof. Dr. Fabrício Rossi no programa unificado de bolsas da USP.

As clássicas secas do semiárido por vezes tomaram tudo dos pequenos produtores, desde culturas à animais, deixando muitos sem perspectiva de continuar o trabalho no campo, sendo forçados a deixar tudo para trás. Para combater essa realidade o programa Adapta Sertão vem desde 2006 testando novas tecnologias e técnicas com os pequenos produtores.

O programa já beneficia cerca de 650 produtores no semiárido baiano, investindo em tecnologia, capacitação e assistência, além de cooperativas responsáveis por fazer a ligação dos produtores com o comércio. As cooperativas agregam maior valor aos produtos processando-os e vendendo para o mercado, os produtos são de 4 cadeias produtivas, são o leite, a carne de cordeiro, frutas e hortaliças. Deste modo os produtores garantem a venda de seus produtos e de uma renda mensal estável.

Gado em situação precária de água e alimento no semiárido

O desenvolvimento dessas atividades vem trabalhar também outro aspecto importante na região, a desertificação eminente, devido as condições do ecossistema existem grandes chances do local se tornar um deserto dentro de anos, mas com o trabalho que está sendo realizado por volta de 5 anos a situação será menos preocupante quanto a essa questão.

A produção além de combater a desertificação e possuir destino final, vem aumentando e melhorando com a aplicação de técnicas e equipamentos. Eis o ponto principal, sabemos que quando se fala de tecnologia aplicada no campo, o Engenheiro de Biossistemas está apto a participar do desenvolvimento, mas não se resume ao desenvolvimento de tecnologia sua atuação.

O entendimento do biossistema faz parte do profissional, e tratando-se de algo volátil e delicado como é um sistema vivo, é necessário flexibilidade para se trabalhar com as adversidades e gerar a inovação requerida para as situações demandadas.

A engenharia é uma base forte de ferramentas para o real objetivo, inovar e adaptar o que existe hoje, para produzir mais e melhor com cada vez menos. Por isso a Engenharia de Biossistemas é a profissão do futuro, pois trabalha desde o início com uma mentalidade diferente do que estamos acostumados a ver, cada vez mais pensando, por exemplo, no tratamento de resíduos para reutiliza-los, ou no aumento de eficiência de processos biológicos.