As flores robóticas impressas em 3D

Flores robóticas (https://olhardigital.com.br/video/flores-roboticas-atraem-abelhas/88639)

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi.

As abelhas são importantes para o funcionamento de todo ecossistema, e estão morrendo a uma velocidade sem precedentes. Estes e outros pequenos insetos s estão sofrendo devido a diversas doenças, ácaros ectoparasitas, mudanças climáticas, pesticidas e fragmentação de habitats. O cenário vem cada vez mais preocupando diversos pesquisadores, principalmente biólogos e agricultores, com o declínio dos insetos voadores afetará diretamente a biodiversidade e a produção global de alimentos.

Flores robóticas (https://olhardigital.com.br/video/flores-roboticas-atraem-abelhas/88639)

Pensando nisto um artista australiano Michael Candy propôs um método de polinização mais seguro para as abelhas. Ele criou o “Synthetic Pollenizer”, em português o Polinizador Sintético. O Polinizador consiste em um sistema de “flores” robóticas equipadas com néctar e pólen, pétalas impressas em 3D e um estame sintético. A estrutura está conectada a uma rede complexa de motores e tubos, que empurram uma solução de néctar artificial até a superfície das flores para, então, convidar as abelhas e iniciar o processo de fecundação. O polén foi capturado pelo próprio artista com um dispositivo que se encaixa sobre a entrada da colmeia e recolhe as sobras de pólen das patas traseiras das abelhas.

Segundo Michael Candy, levou vários anos para convencer as abelhas a pousar nesses polinizadores sintéticos.

 

Entenda mais em:

https://olhardigital.com.br/video/flores-roboticas-atraem-abelhas/88639