Melhoramento Genético ligado a Engenharia de Biossistemas

Texto escrito por Matheus Carvalho Doni, aluno de graduação de engenharia de biossistemas em FZEA-USP, orientados pelo prof. Dr. Fabrício Rossi no programa unificado de bolsas da USP.

O melhoramento genético é a chave da evolução do agronegócio. Em diversas esferas da produção, tanto animal quanto vegetal, o aprimoramento genético vem realizando façanhas que irão permitir, num futuro não tão distante, maior qualidade e quantidade de produção.

O funcionamento do melhoramento é algo de fácil entendimento, mas de altíssima complexidade para ser realizado. Existem diversas empresas especificas para aprimoramentos genéticos em plantas e animais, nelas, os genes são escolhidos dependendo da demanda, e são trabalhados para que possam expressar seu potencial máximo.

Suponhamos que uma determinada espécie de milho possui uma característica muito vantajosa para seu desenvolvimento, ela é capaz de resistir melhor ao ataque de pragas, por exemplo. Em laboratório, o gene responsável por essa resistência é isolado e trabalhado para se combinar aos genes de outra espécie de milho, essa que produz espigas maiores. Será gerado um descendente desses dois indivíduos, um pouco melhor que seus progenitores nessas duas características. Em geração em geração as características vão sendo trabalhadas e passadas a diante.

Com o avanço das gerações, novos desafios serão criados para esses novos e melhores descendentes. Desafios estes que precisarão de cada vez mais soluções sofisticadas, e de profissionais que entendam bem as futuras dificuldades. A Engenharia de Biossistemas forma profissionais de mente aberta as inovações do agronegócio, capazes de entender com maior facilidade os desafios que essa evolução trará, conseguem trabalhar em soluções inovadoras para as dificuldades do futuro.

Referências:

HOMERO DEWES. O que é melhoramento genético? Disponível em: <https://cib.org.br/faq/o-que-e-melhoramento-genetico/>. Acesso em: 18 ago. 2019.