Como as Startups estão ajudando a agricultura?

Fonte:https://www.facebook.com/SeeTreeAI/photos/a.2246480005397195/2255264267852102/?type=3&theater

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

Com o crescimento constante do agronegócio no Mundo, diversas startups estão de olho em como podem lucrar ajudando os produtores rurais. Com isso, em 2017 surgiu uma das startups que auxiliam na citricultura, a See Tree, de origem israelense conquistou agricultores da Indonésia, Chile, EUA e agora também está presente no Brasil.

A startup tem como objetivo ajudar o produtor com problema de greening na citricultura, trata-se de uma doença em que uma bactéria transmitida por um inseto afeta o floema da planta, impossibilitando a passagem de seiva elaborada necessária pra planta ser saudável, quando afetada deve ser eliminada da plantação.No Brasil, os Estados mais atingidos pela doença são São Paulo e Minhas Gerais.

A See Tree trabalha em 3 etapas, sendo a primeira composta por coleta, análise e transformação dos dados numa forma que serão úteis. A segunda etapa recebeu o nome de “abordagem de campanha” que consiste na integração desses dados com o mesmo alvo. E por último, a entrega do “serviço empacotado” ao cliente. Essas etapas resultam em um cenário, no qual o agricultor deve decidir qual ação tomar.

O plano de ações vai incluir voos de Drones que irão captar imagens das laranjeiras que serão processadas por meio de algoritmos e sensores, identificando se as árvores estão saudáveis ou não. Cada laranjeira é identificada, afim de não deixar o greening de um pé se espalhar pro resto da plantação. O CEO da Startup diz que esse sistema aplicado na citricultura pode ser usado futuramente em outras plantações, como de maçã.

O engenheiro de biossistemas possuí conhecimento em análise digital de imagens e processamento digital de sinais, além de cursar matérias sobre cultivos. Sendo assim, um profissional capacitado para atuar em todos as etapas desse sistema proposto pela startup.

Referências bibliográficas:

https://www.fundecitrus.com.br/doencas/greening

http://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/sanidade-vegetal/greening

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Empresas-e-Negocios/noticia/2019/08/startup-israelense-investe-em-controle-do-greening-e-mira-o-brasil.html

https://www.seetree.ai/