Conceito de renovação sustentável para um edifício do pós-guerra na Alemanha [Sustainable refurbishment concept for a post-war building in Germany]

Autor(es): Christopher Pascal Hoellerer

Categoria do Projeto: Projeto, Construção civil

Material(is) Utilizado(s): Moldura de madeira reutilizada, Plástico, Tela de galinheiro, Substrato, Vermiculita, Esfagno, Pregos, Parafusos, Plantas

Descrição: Voltando à definição de sustentabilidade de Emmanuel Agius de 1986, o desenvolvimento sustentável “atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades”.1 Com o pano de fundo das mudanças climáticas e o conhecimento de que as emissões de CO2 da queima de combustíveis fósseis para a produção de energia são o principal fator, devemos reduzir nosso consumo de energia a um mínimo, enquanto maximizamos a produção de energia renovável.2 Procurando o principal consumidor de energia, encontramos edifícios.3 Na Alemanha existem muitos edifícios, que foram construídos rapidamente após a segunda guerra mundial. Devido à escassez de materiais, estes edifícios caracterizam-se pelo seu estilo económico, métodos simples de construção e um mau padrão energético. Habitantes estão realmente “aquecendo as ruas” por causa do mau isolamento de suas casas – desperdiçando dinheiro e energia. O objetivo deste trabalho é entender os conceitos de arquitetura sustentável de “low-tech” e aplicá-lo a um edifício específico em Darmstadt, Alemanha. Os conceitos são baseados em arquitetura autóctone de todo o mundo.4 Os humanos encontraram maneiras de se proteger em condições climáticas muito diferentes sem usar nenhum suporte eletrificado. Arquitetos contemporâneos como Michael Reynolds ou Günther Pfeifer descobriram maneiras de adaptar essas estratégias à arquitetura moderna.

[Texto fornecido pelo estudante]

Abstract: Going back to the definition of sustainability by Emmanuel Agius from 1986 sustainable development “meets the needs of the present without compromising the ability of future generations to meet their own needs”1. With the background of climate change and the knowledge that CO2 emissions by burning fossil fuels for energy production are the main factor, we should reduce our energy consumption to a minimum, while maximizing renewable energy production.2 Looking for the main consumer of energy, we find – buildings.3 In Germany there are many buildings, which were built very fast after the second-world-war. Because of material shortage these buildings are characterized by their economic style, simple construction methods and a bad energetic standard. Inhabitants are actually “heating the streets” because of the bad insulation of their homes – wasting money and energy. The objective of this work is to understand the concepts of low-tech sustainable architecture and to apply it to a specific building in Darmstadt, Germany. The concepts are based on autochthonous architecture from all over the world.4 Humans have found ways to shelter themselves in very different climate conditions without using any electrified support. Contemporary architects like Michael Reynolds or Günther Pfeifer tried to adapt these strategies to modern architecture.

Bibliografia indicada:

Hegger et al. (2008): Energy Manual. Sustainable Architecture. Basel/Berlin/Boston: Birkhäuser.

Hausladen et al.(2013): Building to Suit the Climate: A Handbook. Basel: Birkhäuser Verlag.

Rudofsky, Bernard (1989): Architecture without architects. A Short Introduction to Non-pedigreed Architecture Salzburg, Wien: Residenz-Verl.

Berglund, et. al (2019): Optically Transparent Wood: Recent Progress, Opportunities, and Challenges. In: Advanced optical materials: www.advopticalmat.de

KTH Royal Institute of Technology (2016), Optically Transparent Wood from a Nanoporous Cellulosic Template: Combining Functional and Structural Performance, www.pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.biomac.6b00145.

TU DELFT (2019): POWERSKIN Conference

DBU-Abschlussbericht-AZ-28538 (2015): Punkthaus in Mannheim. www.dbu.de/OPAC/ab/DBU-Abschlussbericht-AZ-28538.pdf

Freney, Martin Howard Priestman (2014): Earthship Architecture: Post occupancy evaluation, thermal performance and life cycle assessment. University of Adelaide.

Ghadiri et al.  (2012). Study of Wind Catchers with square plan: Influence of physical parameters. International Journal of Modern Engineering Research.

 

Garrafa Shefa [Shefa Bottle]

Autor(es): Raquel Serápicos, Bianca Brigati, Murilo Martins, Beatriz Nobumoto, Teresa Vieira

Categoria do Projeto: Conscientização, Garrafa PET, Madeira, Mobiliário, Reutilização

Material(is) Utilizado(s): Garrafas Shefa, Compensado de Madeira, Argila Expandida, Cabo de Vassoura

Descrição:

[Problema] garrafa duplamente revestida com plástico. na parte interna, plástico de cor escura, na externa, branca. o processo de revestimento não permite facilmente a separação destes dois plásticos para a reciclagem. dessa maneira, a garrafa shefa é reciclável, porém não é usualmente reciclada por conta da dificuldade deste processo.

[Proposta] utilizar a garrafa shefa como elemento para criação de mobiliário. o grupo propôs uma cadeira de balanço em que a garrafa é o assento e encosto, fazendo parte da estrutura do móvel. além disso, a materialidade e as diferentes cores das tampas foram exploradas de maneira que ficassem expostas e em diálogo com o outro material utilizado: a madeira.

[Desafios] os maiores desafios foram utilizar a garrafa como elemento estrutural e como conectar horizontalmente as fileiras de garrafas.

[Texto fornecido pelos estudantes]

Palavras-chave: plástico; reciclagem; reutilização; mobiliário; shefa

Pôster

OFICINA EMPÓRIO AUTOMOTIVO

Autor(es): Ágata Pedroso Natalo

Categoria do Projeto: Estudo de caso

Descrição: Estudar formas de descarte e reutilização do material e “lixo” produzido em um empório automotivo.

Objetivo: Organizar o ambiente de trabalho, criando espaços para armazenamento dos materiais que vão ser descartados posteriormente; estudar formas de descarte e reutilização do material e “lixo” produzido; desenvolver mobiliários com os materiais que seriam descartados; desenvolver objetos de arte e decoração para a própria oficina. [Texto fornecido pela estudante]

ESTUDO: OFICINA EMPÓRIO AUTOMOTIVO

“BICHOS” INTERATIVOS PARA CRIANÇAS

Autor(es): Ana Carolina Piunti; Daniela Marrese; Helena Pessini; Juliana Dalkimin; Marceka Granda; Naia Rozzino

Categoria: modular, reutilização, garrafas PET, plástico, papelão

Descrição: O produto final consiste em dois objetos distintos: bicho geodésico e bicho elástico, ambos de fácil montagem e feitos com materiais descartados de fácil acesso. São articuláveis e suas estruturas funcionam de forma a modificar sua forma e significados de acordo com o manuseio e o movimento que se faz, o que estimularia a curiosidade e criatividade das crianças, as quais teriam papel ativo na brincadeira.

Objetivo: O objetivo do trabalho é explorar as práticas da reciclagem e reutilização de materiais na produção de brinquedos infantis, através da elaboração de objetos de caráter lúdico e educativo destinados a crianças. Pretende-se com esses brinquedos promover uma maior conscientização por parte das crianças, que poderiam assimilar os objetos descartados de seu uso cotidiano a um novo uso, interativo e recreativo. [Texto fornecido pelos estudantes]

 

Material(is) Utilizado(s): garrafas PET; plástico, papelão

Pôster

 

 

(R)EXISTÊNCIA DA COOPAMARE

Autor(es): Fernanda Furlan de Souza; Marina Corrêa Arantes; Mirella Donatello

Categoria: Sensibilização, Conscientização

Descrição:

Implantação: lombo faixa

A intenção desta proposta é proporcionar visibilidade para essa população, através de uma lombo faixa que reduza a velocidade dos veículos motorizados, obrigando os motoristas a passarem pelo local com calma e também incentivando os pedestres e ciclistas a frequentarem este espaço.

A medida consiste, resumidamente, em uma junção da faixa de pedestres (a fim de estabelecer, por meio de sinal horizontal, o local adequado para a travessia viária), a um redutor de velocidade. A ideia é que o pedestre, ao realizar a travessia da via, para se deslocar à calçada em sentido oposto, não tenha que “descer à via”, mas possa continuar a caminhar tranquilamente, ao mesmo tempo em que os condutores de veículos são obrigados a reduzirem a velocidade para lhe dar a prioridade.

É preciso ressaltar que a população da vizinhança bem como os motoristas que costumam atravessar a rua João Moura passando pelo baixio são o foco dessa proposta. Eles seriam o público alvo, porque ao passarem pela área com calma, notariam a presença da Cooperativa que é extremamente visível e apostamos na curiosidade sobre as atividades ali exercidas.

Além disso, o tráfego em altas velocidades mais uma vez comprova uma tendência que acontece em muitas partes da cidade: a prevalência do carro ao pedestre. E essa prevalência é extremamente prejudicial a Coopamare, um vez que, nesse contexto, ela se passa completamente invisível. Para mudar isso, uma das soluções propostas pelo grupo para se melhorar a visibilidade dos catadores de resíduos da Coopamare é a implantação de uma lombo faixa.

Implantação: Céu Azul

Essa proposta consiste basicamente na pintura da cobertura do baixio do viaduto Paulo IV imitando um céu azul claro com nuvens brancas. A intenção dessa intervenção é, mais uma vez, cativar a atenção da população flutuante que passa sob o viaduto. No entanto, dessa vez a estratégia realmente consiste no acréscimo de um elemento chamativo ao baixio do viaduto, e assim como as intervenções propostas por Wodiczko, o objetivo é atacar o memorial de surpresa e destacar a comunidade adicionando legitimidade para as questões culturais, para as quais muitas vezes é dada pouca atenção.

No entanto, diferentemente do designer polonês, cujas propostas combinam arte e tecnologia, esse projeto apela ao elemento lúdico para atrair a atenção e construir uma imagem posterior de fato permanente, que choque por muito tempo qualquer cidadão que passe pelo local pela primeira vez. A intervenção artística encaixa-se melhor no contexto do viaduto, completamente desvinculado de qualquer elemento tecnológico – inclusive de iluminação ruim – e o caráter fixo da intervenção tem mais sentido no contexto da metrópole paulistana, onde milhares de pessoas passam todos os dias por lugares que nunca haviam frequentado antes.

Além disso, da mesma forma que ocorreu ao Beco do Batman – extremamente próximo a região – a ideia é que o elemento artístico por sua beleza e técnica convidem o olhar e ganhem nisto alguns segundos para transformar e desalienar o espectador, que passa a participar da confecção do espaço de forma mais critica, transformando o lugar. Assim, o desenho chamaria a atenção, por sua mera existência, para as diversas possibilidades de uso do espaço urbano, e mais especificamente para o uso atribuído ao via- duto Paulo VI a partir da ocupação da Coopamare, um uso de interesse social praticado pelos catadores ao exercerem seu trabalho.

[Texto fornecido pelos estudantes]

Objetivo:O objetivo neste trabalho não é de forma alguma desestimular a reciclagem ou denegrir as iniciativas dessas empresas, mas sim incentivar as pessoas a pensarem mais a respeito da questão do lixo: questionarem seus consumos, pensarem e se informarem sobre o destino do que produzem e desperdiçam e, principalmente, sobre os trabalhadores envolvidos no processo e destino dos resíduos, que prestam um serviço fundamental para a comunidade.

[Texto fornecido pelos estudantes]

Pôster