Inserção espacial e principais dificuldades – Cisarte e Coopamare

Autor(es): Viviany Navarro

Categoria do Projeto: Projeto

Material(is) Utilizado(s): –

Descrição: O trabalho consiste de uma análise socioespacial dos ambientes do Cisarte (Centro de Inclusão pela Arte, Cultura, Trabalho e Educação) abaixo do viaduto Pedroso, na Bela Vista e da Coopamare (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis), abaixo do viaduto Paulo VI em Pinheiros.
Após palestra realizada pelos integrantes do Cisarte na disciplina e visita à Coopamare houve a curiosidade de entender como funcionam esses espaços, suas relações com a população de rua e como a arte, design e sustentabilidade se manifestam nesses espaços.

[Texto fornecido pelos estudantes]

Abstract: In the work was made a spatial-insertion analysis about the setting of Cisarte (Center of Inclusion for the Art, Culture, Work and Education) below the viaduct Pedroso, in Bela Vista and of Coopamare (Coop of self-employed waste pickers of Paper, Cardboard, Chips and Reusable materials), below the viaduct Paul VI in Pinheiros
After a lecture carried out by the members of Cisarte in the discipline and the visit to the Coopamare. There were the curiosity to understanding how these spaces work, their relations with the people on the streets and how the Art, Design and Sustainability appears on these places.

Poster

 

 

Gestão de resíduos no projeto de arquitetura de uma escola no Campos Elíseos

Autor(es): Gil Donatelli Barbieri

Categoria do Projeto: Projeto, Reutilização, Construção civil

Material(is) Utilizado(s): Madeira, isopor, resíduos da construção civil

Descrição: Este trabalho faz parte do Trabalho Final de Graduação que estou finalizando este semestre. Trata-se do projeto de arquitetura detalhado de um edifício escolar feito de madeira. Além de armazenar o carbono atmosférico capturado no processo de crescimento das árvores (que seria liberado de volta no caso da decomposição ou queima do material), construções em madeira requerem dezesseis vezes menos energia que construções feitas em aço, e seis vezes menos energia que construções feitas em concreto (YOPANAM, 2007). Este trabalho preocupa-se com as diversas etapas da construção civil e com os resíduos gerados em cada uma delas. Por tratar-se de um projeto com poucas conexões ortogonais, a maioria dos elementos precisará ser cortado. Propõe-se que as peças resultantes dos cortes de pilares, vigas e caibros sejam utilizadas como matéria-prima para nas atividades da oficina da escola, equipada com diversas ferramentas próprias para trabalhar madeira. O cavaco e a serragem gerados na obra seriam armazenados para utilização no banheiro seco construído por motivos didáticos, e nas composteiras de uso diário. Já o entulho de uma construção existente de alvenaria que propõe-se demolir, seria transformado em uma topografia nos jardins da escola. O entulho seria enterrado em grande covas, e os morros propriamente ditos seriam feitos da terra retirada dessas covas. Dessa forma a água de chuva que penetra no solo fica retida entre o entulho enterrado, que funciona como um grande sumidouro, evitando empoçamentos superficiais no terreno.

[Texto fornecido pelo estudante]

Poster

 

FAU Recicla

Autor(es): Kelly Miyoshi, Laura Querido e Luísa Lara

Categoria do Projeto: Projeto, Conscientização

Material(is) Utilizado(s): –

Descrição: O projeto apresentado no presente trabalho tem como objetivo a conscientização da comunidade FAU-USP acerca dos temas sustentabilidade, reciclagem e reutilização de resíduos. Para tanto, serão propostas a reestruturação da Comissão FAU Recicla e um Plano de Comunicação para a mesma, de forma a impulsionar a atuação do grupo

[Texto fornecido pelos estudantes]

Abstract: The aim of this report is to inspire the community of FAU-USP and inform about sustainability, recycling and reuse of materials. For these reasons, it is suggested the restructuring of the group called FAU Recicla, as well as a communication plan, in order to boost its work and impact.

Poster

 

Alternativa ao Canudo Plástico

Autor(es): Diego Daroz de Oliveira

Categoria do Projeto: Projeto, Redução

Material(is) Utilizado(s): canudo biodegradável

Descrição: O Projeto é da elaboração de um protótipo alternativo ao canudo plástico.
O uso do plástico na sociedade tem se tornado um dilema e especificamente o uso do canudo implica em impactos ambientais diversos e ameaça a fauna, principalmente a marinha que eventualmente e na maioria dos casos ingere o tal produto quando este vai para os mares.  Através da indignação e também como forma de apresentar uma alternativa em detrimento da proibição do uso de canudo plástico surge a ideia do projeto.
Objetivo: O projeto em si tem como objetivo a produção de um protótipo de canudo biodegradável como alternativa ao canudo plástico. A proposta inicial é de trabalhar com produto biodegradável, não excluindo a possibilidade do produto também ser comestível. O projeto não chegou ao estágio de prototipagem devido a dificuldade de produção do material e ausência de tecnologia, porém houveram avanços através de pesquisas com profissionais e pesquisadores da área de engenharia dos alimentos, ciência dos alimentos, engenharia agronômica, e também com profissionais da área de inovação e engenharia dos materiais.

Reaproveitamento de Antigas Ferragens para Guarda-Corpos [Reuse of old Gate Hardware to Make Stairs Guardrails]

Autor(es): Thomas Kiyoshi Ishida Yano

Categoria do Projeto: Projeto, Construção Civil

Material(is) Utilizado(s): ferragens

Descrição: O edifício da Avenida Rio Branco, 53, é hoje ocupado pelo movimento MMCR (Movimento de Moradia Central e Regional). Antes da entrada dos atuais moradores, o prédio se encontrava em uma situação de falta de manutenção e segurança. Desde 2011, o movimento vem fazendo modificações no edifício para melhorar as condições de habitabilidade e segurança. Uma dessas modificações foi a instalação de guarda-corpos improvisados em duas escadas, utilizando ferragens antigas que haviam sido descartadas. No entanto, a fixação destas ferragens não foi feita de uma forma segura, já que se trata de uma amarração com arames em peças metálicas encravadas no concreto. São poucos pontos de fixação que se mostram bastante frágeis. O trabalho aqui apresentado tenta melhorar a segurança destes elementos ao propor um novo tipo de fixação para as mesmas ferragens. Propõe-se a utilização de tubos metalon 30X30mm para fazer as vezes dos montantes. Esses tubos seriam soldados tanto na ferragem antiga quanto em peças cantoneiras. As cantoneiras, por sua vez, permitiram a fixação em paredes de alvenaria e concreto através de buchas chumbadoras que aguentam uma carga de 180kg cada. Seriam 4 pontos de chumbamento por montante, o que garantiria um braço maior para ajudar a resistir melhor contra esforços horizontais na estrutura. Com o novo tipo de fixação, é possível controlar melhor a altura final em que ficarão os guarda-corpos, garantindo que as dimensões atendam a norma NBR14718. Por fim, sugere-se a instalação de uma tela de malha de proteção com aberturas de 25mm. Essa proteção até uma meia altura do guarda-corpo garante que crianças não possam escalar a estrutura. Todas essas soluções foram pensadas para melhorar as condições de segurança dos moradores sem que o custo fosse muito alto, inviabilizando a instalação por parte do movimento.

[Texto fornecido pelo estudante]

Abstract: The Rio Branco Avenue building, 53, is now occupied by the MMCR social movement (Central and Regional Housing Movement). Before the entrance of the current residents, the building was in a situation of lack of maintenance and security. Since 2011, the movement has been making some modifications in the building to improve the habitability and safety conditions. One such modification was the installation of makeshift guardrails on two stairs, using old gate hardware that had been discarded. However, the anchorage of these frames was not made in a safe way, since it is a mooring with wires in metallic pieces embedded in the concrete. There are few fixation points that are quite fragile. The work presented here attempts to improve the safety of these elements by proposing a new type of fastening for the same hardware. It is proposed to use metalon 30X30mm tubes to make the studs. These tubes would be welded both to the old hardware and to steel angle brackets. The brackets, on the other hand, would allow the fixation in walls of masonry and concrete through wall plugs that support a load of 180kg each. There would be 4 anchorage points per pillar, which would ensure a larger arm to help resist better horizontal forces in the structure. With the new type of fixing, it is possible to better control the final height in which the guardrails will remain, ensuring that the dimensions comply with the NBR14718 standard. Finally, it is suggested to install a mesh screen with 25mm openings. This protection up to a half height of the guardrail ensures that children cannot climb the structure. All these solutions were designed to improve the safety conditions of the residents with the a low cost which the residents can afford.

 

Conceito de renovação sustentável para um edifício do pós-guerra na Alemanha [Sustainable refurbishment concept for a post-war building in Germany]

Autor(es): Christopher Pascal Hoellerer

Categoria do Projeto: Projeto, Construção civil

Material(is) Utilizado(s): Moldura de madeira reutilizada, Plástico, Tela de galinheiro, Substrato, Vermiculita, Esfagno, Pregos, Parafusos, Plantas

Descrição: Voltando à definição de sustentabilidade de Emmanuel Agius de 1986, o desenvolvimento sustentável “atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades”.1 Com o pano de fundo das mudanças climáticas e o conhecimento de que as emissões de CO2 da queima de combustíveis fósseis para a produção de energia são o principal fator, devemos reduzir nosso consumo de energia a um mínimo, enquanto maximizamos a produção de energia renovável.2 Procurando o principal consumidor de energia, encontramos edifícios.3 Na Alemanha existem muitos edifícios, que foram construídos rapidamente após a segunda guerra mundial. Devido à escassez de materiais, estes edifícios caracterizam-se pelo seu estilo económico, métodos simples de construção e um mau padrão energético. Habitantes estão realmente “aquecendo as ruas” por causa do mau isolamento de suas casas – desperdiçando dinheiro e energia. O objetivo deste trabalho é entender os conceitos de arquitetura sustentável de “low-tech” e aplicá-lo a um edifício específico em Darmstadt, Alemanha. Os conceitos são baseados em arquitetura autóctone de todo o mundo.4 Os humanos encontraram maneiras de se proteger em condições climáticas muito diferentes sem usar nenhum suporte eletrificado. Arquitetos contemporâneos como Michael Reynolds ou Günther Pfeifer descobriram maneiras de adaptar essas estratégias à arquitetura moderna.

[Texto fornecido pelo estudante]

Abstract: Going back to the definition of sustainability by Emmanuel Agius from 1986 sustainable development “meets the needs of the present without compromising the ability of future generations to meet their own needs”1. With the background of climate change and the knowledge that CO2 emissions by burning fossil fuels for energy production are the main factor, we should reduce our energy consumption to a minimum, while maximizing renewable energy production.2 Looking for the main consumer of energy, we find – buildings.3 In Germany there are many buildings, which were built very fast after the second-world-war. Because of material shortage these buildings are characterized by their economic style, simple construction methods and a bad energetic standard. Inhabitants are actually “heating the streets” because of the bad insulation of their homes – wasting money and energy. The objective of this work is to understand the concepts of low-tech sustainable architecture and to apply it to a specific building in Darmstadt, Germany. The concepts are based on autochthonous architecture from all over the world.4 Humans have found ways to shelter themselves in very different climate conditions without using any electrified support. Contemporary architects like Michael Reynolds or Günther Pfeifer tried to adapt these strategies to modern architecture.

Bibliografia indicada:

Hegger et al. (2008): Energy Manual. Sustainable Architecture. Basel/Berlin/Boston: Birkhäuser.

Hausladen et al.(2013): Building to Suit the Climate: A Handbook. Basel: Birkhäuser Verlag.

Rudofsky, Bernard (1989): Architecture without architects. A Short Introduction to Non-pedigreed Architecture Salzburg, Wien: Residenz-Verl.

Berglund, et. al (2019): Optically Transparent Wood: Recent Progress, Opportunities, and Challenges. In: Advanced optical materials: www.advopticalmat.de

KTH Royal Institute of Technology (2016), Optically Transparent Wood from a Nanoporous Cellulosic Template: Combining Functional and Structural Performance, www.pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.biomac.6b00145.

TU DELFT (2019): POWERSKIN Conference

DBU-Abschlussbericht-AZ-28538 (2015): Punkthaus in Mannheim. www.dbu.de/OPAC/ab/DBU-Abschlussbericht-AZ-28538.pdf

Freney, Martin Howard Priestman (2014): Earthship Architecture: Post occupancy evaluation, thermal performance and life cycle assessment. University of Adelaide.

Ghadiri et al.  (2012). Study of Wind Catchers with square plan: Influence of physical parameters. International Journal of Modern Engineering Research.

 

REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS EM PROJETOS DE REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS [REUSE OF MATERIALS IN BUILDING REHABILITATION PROJECTS]

Autor(es): Amanda Scotton, Cinthia Marques, Fabricio Carvalho, Júlia Pimenta, Nathalia Soares

Categoria do Projeto: Manual, Projeto, Reutilização, Restauro

Material(is) Utilizado(s): manual digital e impresso

Descrição: Manual que traz outras possibilidades de destino para resíduos gerados em projetos de reabilitação/ restauro através da reutilização de materiais. Para tanto, foi elencado um projeto como estudo de caso e realizada a inventariação dos bens móveis deste edifício. [Texto fornecido pelos estudantes]

Abstract: This manual brings other possibilities of destination for leavings generated in rehabilitation/ restoration projects through the reuse of materials. Therefore, a project was listed as a case study and inventory of the movable property of this Building was carried out.

Manual

TIJOLOS FEITOS COM PLÁSTICO PET [BRICKS MADE WITH PET PLASTIC]

Autor(es): Francisco Vargas, Héctor Martínez, Andrea Mendoza, Ana María Ugalde, Valentina Briones

Categoria do Projeto: Construção civil, Garrafas PET, Modular, Plástico, Projeto

Material(is) Utilizado(s): PET, cimento, areia, água

Descrição: Nosso planeta está em uma vulnerabilidade preocupante, portanto, a arquitetura sustentável busca tirar proveito dos recursos naturais de uma forma que diminui o impacto ambiental. Devemos reduzir sua quantidade e a energia utilizada para sua produção, isto pode ser conseguido através da incorporação de materiais reciclados para a construção, o PET plástico, funciona como um exemplo disso, já que tem características óptimas para dar uma segunda utilização. O PET é inerte e compatível com o cimento, além de ter propriedades ótimas para o desenvolvimento de um bloco para construção, quais sejam: peso, condutividade térmica, absorção de água, comportamento de intemperismo, adesão de gessos e resistência acústica.

Nosso objetivo será desenvolver um protótipo de tijolos à base de plástico PET, que, com suas características, se tornará uma alternativa para a construção de alvenarias não-portantes. Com isso, não apenas os custos, o peso e outros recursos mencionados seriam reduzidos, mas também reciclaríamos um dos materiais mais poluidores dos últimos tempos, gerando um produto mais amigável ao meio ambiente. Este objetivo será alcançado através do seguinte procedimento: captura da matéria-prima, processamento da mesma, fabricação do molde, mistura da matéria-prima, processo de secagem e cura.

Após a realização deste procedimento, avaliamos a viabilidade deste projeto em execução, para causar um impacto real na sociedade e no meio ambiente. [Texto fornecido pelos estudantes]

Abstract: Our planet is in a worrisome vulnerability, therefore, sustainable architecture seeks to take advantage of natural resources in a way that diminishes the environmental impact. We must reduce the quantities of them and the energy used for their manufacture, this can be achieved through the incorporation of recycled materials to the construction, since many of them, like PET plastic, have the optimum characteristics to give it a second use. PET is inert and compatible with cement, in addition to having optimal properties for the development of a block for construction, which are: weight, thermal conductivity, water absorption, weathering behavior, adhesion of plasters and acoustic resistance .

The objective will be to develop a prototype brick based on PET plastic, which characteristics, will become an alternative for the construction of non-load-bearing masonry. With this, not only would be cheaper, also will weight less and other features mentioned before be reduced, and we would also recycle one of the most polluting materials of recent times, while generating a product more friendly to the environment.

This objective will be achieved through the following procedure: capture of the raw material, processing of the same, manufacture of the mold, mixing of the raw material, drying and curing process.

After finishing out this procedure, we will evaluate the feasibility of this project being executed, to make a real impact on society and the environment.

Pôster

MOBILIÁRIO – MATERIAL DE DESCARTE

Autor(es): Jan Nehring

Categoria do Projeto: reutilização, madeira, metal

Descrição:

Objetivo:

Material(is) Utilizado(s): madeira, parafusos, cola

 
apresentação mobiliário de descarte

MINHOCASA OU COMPOSTEIRA DOMÉSTICA

Autor(es): Mariana Meyer

Categoria do Projeto: reutilização, composteira, resíduo orgânico

Descrição:

Objetivo: Criação de uma composteira.

Material(is) Utilizado(s): balde plástico, terra, resíduos orgânicos, água, folhas secas, furadeira, ferro de solda, garrafa pet, suporte para vasos

MINHOCASA