Diversidade em CiênciaPodcasts

No ‘Diversidade em Ciência’ (RÁDIO USP), Vinícius Romanini fala sobre diversidade entendida à luz da semiótica

[A entrevista vai ao ar no sábado, dia 15, às 14 horas, na Rádio USP]

No ‘Diversidade em Ciência’ (Rádio USP), Ricardo Alexino Ferreira entrevista o jornalista e semioticista Vinícius Romanini, professor do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP, sobre a contribuição da Semiótica no entendimento das expressões das diversidades.

Durante o programa, Romanini irá falar sobre os elementos simbólicos, icônicos, dentre outros, que possibilitam compreender a diversidade nos âmbitos sociais e culturais.

A Semiótica, vem do grego semeiotiké ou “a arte dos sinais”, sendo, por isso, considerada a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação.

“Ao desvelar esses sistemas de significação é possível entender como os grupos sociais se relacionam com as diversidades e os estereótipos que são construídos ou desconstruídos no processo”, afirma Romanini.

Assim, ele irá responder algumas das questões: por que o arco-íris se tornou o símbolo do movimento gay? Por que são atribuídos rosa e azul a gêneros? Por que racistas animalizam os indivíduos negros?, dentre outras indagações.

Vinicius Romanini é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; tem pós-doutorado pela Universidade de Indiana (EUA); é autor dos livros “Projeto Dique” e “Balaio de Grafos”, dentre outros.

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://jornal.usp.br/radio

Texto: Ricardo Alexino Ferreira
Foto: Arquivo pessoal do entrevistado