Diversidade em CiênciaPodcasts

Diversidade em Ciência: Sérgio Bairon fala sobre hipermídia, texturas sonoras e musicalidade na obra de Guimarães Rosa

A análise de Sérgio Bairon baseia-se em anos de pesquisa, durante os quais ele acompanhou os ternos das congadas de diferentes localidades do interior brasileiro onde estes são mais representativos

Por Ricardo Alexino Ferreira
Jornal da USP, em 08/03/2021

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Sérgio Bairon Blanco Sant’Anna, professor associado, livre-docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP e coordenador do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas-USP).

Ele é autor dos livros Hipermídia (editora Brasiliense); Interdisciplinaridade (editora Futura); Hipermídia, psicanálise e história da cultura (editora Educs); Multimídia (editora Global), dentre outros. Bairon fala sobre hipermídia, texturas sonoras e musicalidade nas obras de Guimarães Rosa, em que ele explora o princípio de aproximação entre literatura e culturas de tradição oral. Nesta pesquisa, são estabelecidas analogias entre as cantorias do ritual da Coroação de Reis Congo, em Minas Gerais, e a “escrita de ouvido” de João Guimarães Rosa em O Recado do Morro, de 1956.

“A minha análise baseia-se em seis anos de pesquisa de campo, acompanhando os ternos das congadas nas localidades de Jequitibá, Cordisburgo, Calabouço, Lagoa Trindade, Perobas, Onça e Brejinho, e na teoria da escuta na escrita do autor mineiro Guimarães Rosa”, explica.

Diversidade em Ciência

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/