Jornaleca

Escola de Comunicações e Artes da USP terá professora trans pela primeira vez na história do instituto

DIVERSIDADES

Professora doutora Dodi Leal ressalta que a conquista do cargo de docência no programa de Pós-Graduação é uma denúncia da escassa diversidade no meio acadêmico

A professora doutora Dodi Leal foi convidada a ministrar a disciplina ‘Fabulações Travestis sobre o Fim’ no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (ECA-USP), cujas aulas iniciaram no primeiro semestre de 2023.

Em entrevista ao G1, a docente afirmou: “Lecionar na USP é um marco de reconhecimento do meu trabalho no Sul da Bahia e também na cena artística trans brasileira. Sou a primeira pessoa trans a se efetivar no ensino superior público de artes do mundo, isso sempre foi uma denúncia, porque só agora, e ainda apenas uma”. Além disso, para Dodi, essa é uma oportunidade de inverter a lógica criada pela sociedade dos lugares ocupados por travestis.

Reprodução: @dodileal/Instagram.

A professora tem aproveitado esse espaço para convidar outras pessoas trans a colaborar com as aulas na USP, ampliando o debate acerca da diversidade no meio acadêmico. Formada em Artes Cênicas e doutora em Psicologia Social, ambas pela USP, Dodi Leal já atuou como professora convidada na Université de Lille, na França, e é destaque no cenário mundial das Artes Cênicas.

Beatriz Haddad
Fernanda Zibordi
Gabriel Reis
Júlia Freitas
Renan Affonso

Revisão: Gabriel Reis e Lara Soares

Jornaleca

Universidade de São Paulo - USP | Escola de Comunicações e Artes - ECA | Departamento de Jornalismo e Editoração - CJE | Disciplina: Conceitos e Gêneros do Jornalismo e suas Produções Textuais | Professor: Ricardo Alexino Ferreira| Secretária de Redação: Lara Soares | Editores: Nicolle Martins (Cidadania), Sofia Zizza (Ciências), Julia Alencar (Cultura), Gabriel Reis (Diversidades), Nícolas Dalmolim (Educação), Artur Abramo (Esportes) e João Chahad (Local).