ISSN 2359-5191

20/06/2001 - Ano: 34 - Edição Nº: 12 - Sociedade - Diretório Central dos Estudantes
USP sedia festival de teatro universitário

São Paulo (AUN - USP) - A Comissão de Cultura do Diretório Central dos Estudantes (DCE-Livre) da USP abre inscrições para o Universidade em Cena, um festival que pretende reunir grupos de teatro universitário de todo o País entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, na Cidade Universitária. "A idéia é colocar o público universitário em contato, para que possam debater e trocar experiências" define Luiz Fernando Marques, da comissão organizadora do festival, ressaltando que a iniciativa pretende afastar o mito de que a cultura universitária está extinta. "A universidade tem que ser um espaço de expressão e invenção cultural. Pretendemos mostrar um painel de tudo que está sendo feito". Durante o evento também serão promovidas oficinas de teatro e debates sobre cultura.

Podem participar do festival grupos de teatro ligados a instituições de ensino superior em todo o País, que devem se inscrever até 22 de junho. As inscrições individuais, para quem pretende assistir o festival, estarão abertas de 3 de julho a 20 de agosto. Além das apresentações, o evento traz temas culturais para o debate com os participantes. "Queremos discutir o papel da cultura na universidade, falar de temas como a participação dos estudantes e a socialização do acesso à cultura", define Fábio Maleronka Ferron, da comissão organizadora. "O festival é um meio de mostrar as universidades como centros de resistência cultural".

Um mês antes de começar o festival serão promovidas oficinas de teatro com grupos profissionais, com o intuito de promover a integração dos participantes e a troca de experiências. "Poderíamos trazer pessoas que trabalharam na Arena, no CPC e confrontar com as idéias da mostra", diz Marques.

Durante o evento, grupos selecionados apresentarão suas peças para o público paulistano, já que o festival será aberto para a participação de toda a população. "Um outro objetivo do evento é formar um público para espetáculos não comerciais, que hoje costumam atrair as pessoas apenas porque são estrelados por atores globais", diz Marques. Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 2 de julho e o resultado estará disponível no DCE-Livre. "A comissão não vai apenas premiar as melhores peças. Serão selecionados os grupos que não trazem apenas o espetáculo, mas também uma história, experiências de teatro universitário para contar", afirma Marques, citando o exemplo de um grupo de Piracicaba que promove o teatro universitário há 15 anos.

Os interessados em apresentar seus trabalhos devem se inscrever (pessoalmente ou pelo correio) até 22 de junho no DCE-Livre, que fica na Rua da Reitoria, 74, Cidade Universitária, CEP 05508-900, São Paulo (SP). Os grupos devem enviar uma fita de vídeo com a apresentação ou ensaio geral do espetáculo e a sinopse do trabalho, entre outros dados. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por especialistas e onze serão selecionados para se apresentar durante o festival. Enquanto aguarda a chegada dos trabalhos, a Comissão de Cultura do DCE-Livre se reúne todas as quartas-feiras às 11h30 em sua sede para discutir o festival e outros temas relacionados à cultura na universidade, e também se articula para conseguir patrocínio para o festival. "Estamos em fase de captação de recursos", define Ferron.

Leia também...

Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br