ISSN 2359-5191

18/06/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 56 - Educação - Faculdade de Medicina
HC lança manual completo sobre Pronto Socorro

São Paulo (AUN - USP) - Foi lançada recentemente a segunda edição de “Pronto-Socorro: diagnóstico e tratamento em emergência”. A iniciativa é do Instituto Central do Hospital das Clínicas (IC-HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).O livro é um guia prático organizado pela diretora do Pronto-Socorro do HC, Soraia Barakat Awada, e dos médicos Maria Cecília de Toledo Damasceno e Herlon Saraiva Martins. Ele carrega na bagagem a experiência no dia-a-dia do Pronto-Socorro do maior hospital do Brasil. A publicação pretende auxiliar a conduta médica no atendimento de emergência e todo o país. Ela traz diagnóstico, prognóstico, sugestões de exames e tratamentos para as doenças mais comuns no HC.

A primeira edição saiu há pouco mais de um ano e foi sucesso editorial. Segundo Martins, a tiragem de cerca de quatro mil exemplares normalmente ficaria nas livrarias por quatro ou cinco anos. Entretanto, eles se esgotaram bem antes disso. A primeira edição foi ainda indicada na fase final ao Prêmio Jabuti de melhor livro de Ciências Naturais e Ciências da Saúde. Soraia, coordenadora da iniciativa, relatou que a indicação foi uma boa surpresa. Martins conta que o espanto vem de que geralmente concorrem ao prêmio autores já consagrados. Para essa segundo edição, fica a expectativa de novas premiações.

O livro conta com 77 novos capítulos, sendo uma seção inteira sobre emergências pediátricas. Ao todo são 282 capítulos divididos em 14 seções. A médica Maria Cecília enfatizou a importância dos alunos do HC (que é, afinal, um hospital-escola). Eles que sentiram falta da abordagem da pediatria e pediram que fosse incluída na nova edição. Várias outras sugestões foram aceitas para enriquecer o livro. Este contou também com a colaboração de 20 organizadores de seção e 12 professores titulares do HC-FMUSP e dezenas de médicos assistentes. Eles foram os responsáveis por escrever e revisar os capítulos concernentes à sua área de atuação.

Outra novidade desta edição é que as fotos da seção de dermatologia estão coloridas. Isso facilita a identificação das doenças e lesões, contribuindo para um diagnóstico mais preciso. Acompanha ainda um CD-ROM, com todas as imagens do livro e adicionais. Os aportes tecnológicos e o reconhecimento do HC no Brasil, juntos, contribuem para que o livro não seja referência e guia diário para médicos em sua conduta em Pronto-Socorro. Os presentes ao lançamento brincavam que se tratava de um livro de peso, fazendo também referência ao tamanho.

A publicação tem 2208 páginas, em formato grande e capa dura. Foi publicada pela Editora Manole e pode ser encontrada nas livrarias por um preço aproximado de R$ 400,00.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br