ISSN 2359-5191

01/12/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 110 - Economia e Política - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Teoria da Comunicação ajuda a explicar linguagem contábil
Estudo mostra a preocupação crescente na compreensão do usuário e como a Teoria da Comunicação pode ajudar a explicar determinados comportamentos

São Paulo (AUN - USP) - A teoria da comunicação e a semiótica vêm sendo utilizadas em estudos em Contabilidade, segundo pesquisa realizada por Fernando Henrique Gouveia. A relação existente entre as áreas baseia-se na percepção da Contabilidade como uma linguagem própria. A análise integra o projeto de Mestrado defendido por Gouveia na Faculdade de Economia, Administração Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e teve por objetivo observar como essas disciplinas são estudadas conjuntamente.

A metodologia utilizada no projeto foi a pesquisa de artigos publicados em eventos e revistas, e de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O campo amostral foi de vinte e dois trabalhos, sendo dezoito deles inéditos. Dado esse panorama, foi possível segmentar esses estudos em seis categorias e organizá-las de acordo com as suas características principais. Os métodos de estudo escolhidos para essa divisão foram: teórico, compreensão de termos técnicos, evolução de significados, compreensibilidade de relatórios, fidelidade de representação e influência nos preços das ações.

Cada um desses setores apresenta características específicas, mas a maioria centra-se no aspecto da compreensão de fenômenos concretos e a interferência que determinados aspectos da linguagem desempenham no resultado de processos contábeis. Por exemplo, como fatos pessimistas influenciam na queda do preço de ações, mas como não acontece o mesmo com os fatos otimistas.Gouveia observa, em todos os âmbitos, que a os dados técnicos estão sujeitos a uma influência de aspectos subjetivos, referentes ao estudo da semiótica.

A revisão de pesquisas já realizadas levou a conclusão de que a Teoria da Comunicação e a Semiótica podem ser associadas a outras teorias comportamentais já utilizadas pela Contabilidade. Dessa forma, o trabalho apontou também a gama de perspectivas de estudos nessa área.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br