ISSN 2359-5191

10/12/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 117 - Meio Ambiente - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Carvão vegetal brasileiro ajuda na redução dos gases estufa

São Paulo (AUN - USP) - A produção de carvão vegetal, mais ecológico e econômico que o mineral, coloca o Brasil em posição de destaque no cenário internacional. Tal produção concentrada no Estado de Minas Gerais e, em um estágio incipiente, tende a crescer em importância dada às exigências do mercado internacional.

A fim de entender como o carvão vegetal pode se tornar mais produtivo, Samir Lofti Vaz realizou uma pesquisa para a sua dissertação de Mestrado pela Faculdade de Economia Administração Contabilidade e Atuarias da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e observou que o caminho está em uma aproximação cada vez maior entre os agentes da cadeia. Para tanto, é necessário que haja um arranjo vertical, isto é, uma divisão de tarefas em que para cada etapa haja uma função bem delimitada dentro da cadeia produtiva.

A partir de uma abordagem qualitativa, Vaz estudou 13 casos de arranjos verticais, entrevistando 27 pessoas que atuam em 15 áreas diferentes, concluindo que há, sim, fatores propulsores da verticalização de siderúrgicas independentes: a queda dos preços de carvão vegetal durante a crise em 2008, os estímulos legais a favor da auto-suficiência, os ganhos com eficiência na produção, consumo e transporte, a busca por mercados diferenciados, maior estabilidade e rentabilidade, além das projeções favoráveis no setor.

Apesar desse terreno favorável, a baixa instrução dos proprietários, somada à imprudência e ao oportunismo de muitos produtores faz com que haja uma maior emissão de gases e perda de produtividade. Segundo a pesquisa, mais de 50% do carvão vegetal vem de pequenas propriedades.Dessa forma, a criação de cooperativas é uma boa estratégia para diminuir esses problemas e otimizar os resultados do processo.

O meio ambiente é pauta que ganha destaque nas questões mundias. Não é de hoje que o compromisso ambiental é uma variante que agrega valor ao produto, de forma que a presença dos chamados selos ambientais é um indicador de maior qualidade de uma marca. A preocupação do Brasil em relação ao tema está também ligada a questões econômicas e passa, inclusive, pela siderurgia. O crescimento na produção de carvão vegetal é um indicativo de evolução nessa área e permite ao Brasil maior destaque no cenário internacional.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br