ISSN 2359-5191

28/06/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 55 - Meio Ambiente - Instituto Oceanográfico
Instituto Oceanográfico da USP tem urgência em decidir o destino de seu antigo navio

São Paulo (AUN - USP) - O que acontece com um navio, após ter sido constatado que ele não mais possui boas condições para navegação e de ter sido providenciada a sua substituição por uma embarcação mais nova e moderna? Essa é uma das questões mais urgentes a serem resolvidas pelo IO, que há duas semanas inaugurou sua nova embarcação: o navio Alpha Crucis, adquirido para a substituição do antigo Prof W. Besnard, que foi utilizado pelo IO na condução de suas pesquisas oceanográficas, entre 1967 e 2008, e que se encontra há quatro anos for de atividade e atracado no Porto de Santos.

Os custos para a manutenção de um navio operante são praticamente os mesmos estimados para a manutenção de um navio “aposentado”, pois ele também necessita de uma tripulação para mantê-lo conservado e funcionando. Em função disso, o IO precisa encontrar a melhor alternativa para o ‘descarte’ do Prof. W. Besnard, o mais rápido possível, visto que o Instituto não possui condições nem recursos para conservar e cuidar dos dois navios ao mesmo tempo.

Durante a cerimônia de assinatura do convênio entre a USP e a Codesp, no dia 14 de maio, para a cessão da área do Armazém 8, no Porto de Santos, à universidade, o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, declarou publicamente, que pelo fato de o navio Prof. W. Besnard ter muita ligação com o Porto, há o interesse de que ele seja doado à prefeitura, para que possa ser transformado em um museu. Apesar de essa declaração ter sido dada na ocasião, ainda não houve o encaminhamento de um pedido formal de doação do navio à prefeitura de Santos, fazendo com que a universidade tenha que começar a avaliar outros possíveis destinos para a embarcação.

Entre algumas das opções discutidas estão um possível ‘afundamento assistido’ do navio, de modo que ele venha a se tornar um recife artificial e possa continuar contribuindo para estudos na área da Oceanografia no Brasil, e a sua doação para uma universidade do Uruguai, mas todas são apenas especulações, já que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre esse assunto e que a Congregação do Instituto Oceanográfico da USP somente deliberou que o Prof. W. Besnard será objeto de doação. A alternativa do ‘afundamento assistido’ da embarcação somente deverá ser aprovada, se não houver nenhuma instituição que tenha interesse em desenvolver novos projetos com ela. Devido à história do navio e suas expedições e às suas contribuições para o deslanchar das pesquisas oceanográficas no país, o IO está tentando providenciar o destino mais nobre possível para ele.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br