ISSN 2359-5191

28/06/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 55 - Saúde - Hospital das Clínicas
Evento no Hospital das Clínicas ajuda idosos na prevenção de quedas

São Paulo (AUN - USP) - O Serviço de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da USP ofereceu, recentemente, uma série de atividades de conscientização a respeito de quedas na terceira idade. O evento acontece anualmente no Hospital desde 2009 e integra a Semana Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, oferecendo atividades teórico práticas de conscientização para frequentadores do hospital ou interessados em geral que tenham mais de 60 anos.

Foi montado um circuito com quatro oficinas voltadas para a melhora da postura e cuidados com os pés, prevenção de quedas, alimentação e medicação adequadas. Após completá-las, os participantes ganhavam uma bolsa com uma barrinha de cereal e um suco. A primeira estação era dedicada à simulação de atividades cotidianas e a técnicas para evitar quedas nesses momentos. Segundo uma das organizadoras, Débora Martins Meira, na terceira idade torna-se mais difícil dividir a atenção entre uma tarefa, a postura corporal e percepção do entorno, o que induz a acidentes no dia a dia. Para trabalhar esse tipo de habilidade e dar conselhos práticos, foram montadas simulações de uma travessia na faixa de pedestres e de um estande de supermercado, onde os fisioterapeutas orientavam os idosos sobre as maneiras indicadas de alcançar itens de peso ou localizados em estantes muito altas ou baixas e também sobre formas de andar percebendo os obstáculos nos arredores e contorná-los adequadamente.

Além disso, o Serviço de Fisioterapia preparou uma estação dedicada a orientações a respeito de cuidados com os pés. Tais precauções são importantes para evitar a diminuição de sensibilidade nessa área, fator que aumenta o risco de quedas. Foram ensinados exercícios para fortalecer a musculatura dos pés que os participantes podem facilmente realizar em casa, como tentar pegar um lençol dobrando os dedos ou estimular a sola dos pés com tapetes de texturas. Alunos da Faculdade de Nutrição especializados em geriatria e do programa de aprimoramento em farmácia do Hospital realizaram as duas outras oficinas, sob orientação de profissionais das áreas, voltadas à alimentação direcionada ao idoso e cuidados com remédios.

As quedas na terceira idade são consideradas um problema de saúde pública, sendo a sexta causa de óbito entre os maiores de 65 anos. Essa conjuntura, conforme explica Débora, não se deve às quedas em si, mas às consequências destas, uma vez que a resistência dos idosos é muito menor que a dos jovens, podendo levar a complicações e longas hospitalizações. Além disso, algumas características típicas dessa faixa etária aumentam a propensão a acidentes, como a fraqueza muscular, menor agilidade e dificuldade em conciliar a atenção em tarefas simultâneas, fazendo com que 30% dos paulistas maiores de 60 anos caiam pelo menos uma vez por ano.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br