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13/12/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 130 - Saúde - Faculdade de Odontologia
FO recebe palestra sobre teleducação

São Paulo (AUN - USP) - Foi ministrada na última terça-feira, na Faculdade de Odontologia da USP (FO) a palestra O papel das tecnologias interativas na educação: a experiência da UFMG, pelo cientista da computação Marcio Luiz Bunte de Carvalho, docente do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Entusiasta digital desde 1984, quando diz ter enviado o primeiro e-mail de sua vida, Bunte de Carvalho é um dos idealizadores das plataformas digitais e da telecomunicação no Brasil.

O docente visitou a FO, convidado pelo Núcleo de Teleodontologia da Faculdade, que desenvolve um projeto pioneiro de teleducação na área da saúde. O objetivo da Faculdade é socializar o conhecimento produzido na Universidade para outras áreas do país, principalmente o Nordeste, onde a concentração de escolas de odontologia é reduzida.

Carvalho deu início a sua fala enumerando alguns benefícios da teleducação. Em primeiro lugar, apontou a ampliação de audiência, uma vez que milhares de pessoas podem assistir a uma única aula. Em seguida, o docente ressaltou o que chama de uso racional, dado que não é necessário repetir a mesma aula para diferentes pessoas, em momentos diversos. Nesta mesma linha, o docente destacou o terceiro benefício: a independência de espaço e tempo. “Cada um pode assistir a aula que quiser, de onde quiser e quando quiser, adaptando o curso a sua rotina.”

Carvalho também acredita na individualização do processo educativo, uma vez que o aluno pode adaptar o curso a seu ritmo, sem depender de seus colegas. Segundo ele, a qualidade da interação também aumenta, porque o aluno “estrutura melhor sua intervenção durante uma aula, através da elaboração de um texto”.

Algumas outras aplicações de tecnologia da informação no ensino à distância também foram ressaltadas. A publicação de material online e a disseminação de informações digitais permitem, além de mais praticidade, economia de papel. A comunicação aluno-professor também passa a ser mais constante com o advento dos correios eletrônicos, as listas de discussão online, os chats e o msn. Os sites de busca, por sua vez, permitem ao aluno buscar confirmações ou segundas opiniões sobre aquilo que é lecionado pelo professor.

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