ISSN 2359-5191

08/09/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 54 - Meio Ambiente - Instituto de Pesquisas Energéticas
Santarém emite grandes níveis de metano na Amazônia
Região entre a costa e a cidade é a que mais emite o gás acelerador do efeito estufa na região Amazônica
Região entra a costa e Santarém (em destaque) apresenta maior emissão de metano/Reprodução

A região de Santarém é a que mais contribuiu na emissão de gás metano (CH4) na região Amazônica em 2010. É o que diz o estudo feito no Instituto e Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) por Luana Santamaria Basso.

A partir de coletas de perfis de ar de quatro regiões da Amazônia brasileira, Luana pode estudar qual  a contribuição na emissão de metano em escala regional. Essa foi a proposta de seu trabalho, que faz parte do “Projeto Amazônia” - parceria entre pesquisadores europeus e brasileiros em estudos na região.

Enquanto a região próxima à cidade de Santarém foi a que mais contribuiu no fluxo de CH4, enquanto que Alta Floresta foi a que menos contribuiu. Ela se localiza próximo ao “Arco de Fogo”, área ao norte de Mato Grosso, que ganha destaque na queima de biomassa.

O metano é o segundo gás mais importante de efeito estufa e fica atrás apenas do gás carbônico (CO2). Entretanto, o poder de aquecimento do metano é 21 vezes maior que o poder do CO2. Por esse motivo, o metano é um forte acelerador do aquecimento global. Um fator preocupante é o  aquecimento ajudar no aumento das taxas de CH4 na atmosfera terrestre. Cerca de 40% de sua emissão vem de fontes naturais - como áreas alagadas, através da decomposição de materiais orgânicos - e 60% vem de fontes antrópicas - queima de combustíveis fósseis, por exemplo.

Além de Santarém, Luana recolheu perfis de ar de Rio Branco, Alta Floresta e Tabatinga utilizando aviões de pequeno porte. As quatro regiões da Amazônia também serviram para o estudo da pesquisadora Luciana Vanni Gatti, cujo artigo sobre a influência das chuvas no balanço de carbono foi capa da revista Nature em fevereiro de 2014.


Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br