ISSN 2359-5191

10/08/2015 - Ano: 48 - Edição Nº: 72 - Arte e Cultura - Museu de Arqueologia e Etnologia
Pesquisadora analisa documentos do museu de arte mais antigo do Brasil
Museu Nacional de Belas Artes no RJ. Foto: wikirio

A perspectiva histórica sobre os processos de documentação museológica do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), localizado no Rio de Janeiro, é tema da dissertação de mestrado de Cláudia Regina Alves da Rocha em Museologia. "Da Pinacoteca ao Museu: historicizando processos museológicos" estabelece um estudo relacional do MNBA com instituições criadas antes do surgimento do sistema que organiza esses documentos museológicos.

O objetivo da pesquisa era analisar os processos museológicos do primeiro museu de arte do Brasil, até então pouco estudado, sob o viés da documentação desde sua criação até os anos 1990, quando surgiu o Sistema de Informatização do Acervo do MNBA (Simba). Por ser um tipo de pesquisa até então não realizada, que apresenta documentos inéditos sobre a criação do MNBA, Cláudia enfrentou algumas dificuldades quanto ao referencial bibliográfico. Ela conta que houve uma certa dificuldade em encontrar bibliografias que tratassem tanto dessa perspectiva histórica quanto da documentação do MNBA, pois foram encontrados textos somente a partir da criação do Simba.

Entre a referência bibliográfica levantada, foram encontrados textos e pesquisas feitos, em sua maioria, por técnicos do Museu e pouquíssimos artigos acadêmicos. Assim, grande parte do material coletado tem cunho técnico, em formato sistemático, seguindo normas e classificações.

A principal fonte utilizada para a obtenção dessa bibliografia foi a documentação que está sob a guarda da Seção de Registro. Isso inclui Livros de Inventários, Livros de Registros e Fichas de Catalogação.

Além disso, foram analisados os procedimentos de documentação para objetos artísticos do Museu Histórico Nacional, do Museu Nacional, da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu Paulista e como eles controlavam seus acervos quando foram criados. Segundo Cláudia, essa comparação visa "melhor circunstanciar o contexto de criação da primeira ficha catalográfica desenvolvida no MNBA".

A partir desse levantamento, a pesquisadora procurou identificar as bases para a concepção de um museu de arte. Isso através do mapeamento de ações de transformação de objetos artísticos em herança cultural. Essa mudança guiou as atividades de preservação de bens culturais, em um período em que vários museus estavam sendo criados como política de Estado.

Por fim, Cláudia afirma que estudos sobre museus são necessários para a compreensão do que é a memória nacional e de sua construção. E, nesse caso, é ainda mais importante por estar dentro de um campo que está voltado para normativas de sistemas de informação. E a elaboração de controles de acervos, na conjuntura específica do Museu Nacional de Belas Artes, ao contrário do que possa parecer, não esteve dissociadade um conhecimento científico.


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