ISSN 2359-5191

05/06/2000 - Ano: 33 - Edição Nº: 08 - Educação - Escola Politécnica
Site reúne propriedades de 700 substâncias químicas

São Paulo (AUN - USP) - O novo site Banco de Dados de Propriedades das Substâcnias On Line ( http://vectra.pqi.ep.usp.br/dbprs3) traz informações sobre constantes físicas e químicas de mais de 700 substâncias puras, orgânicas e inorgânicas. O objetivo do site é ser um recurso didático para alunos, professores e profissionais ligados à engenharia química, mecânica, metalúrgica e de alimentos.

O conteúdo também é adequado, segundo o professor Luiz Roberto Terron, coordenador do site, a disciplinas básicas como química orgânica e inorgânica, termodinâmica e mecânica dos fluidos. A página também possui parâmetros de equações químicas, geralmente utilizados para calcular as propriedades de substâncias a diferentes temperaturas.

Além disso, como as substâncias cadastradas no site são comumente encontradas na indústria, ele também poderá ajudar em simulações de processos industriais ou tratamento de efluentes, por exemplo.

Desenvolvido pelo Laboratório de Informática de Engenharia Química da Escola Politécnica, o projeto, que se estendeu por dez anos de pesquisas, teve apoio da Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

No início, alunos do Departamento de Engenharia Química da Poli começaram a reunir informações sobre as substâncias e, alguns anos depois, surgia o primeiro sistema de consulta às propriedades químicas, com cerca de 300 substâncias. No final de 1998, o banco de dados passou do sistema operacional DOS para o Windows, e deste último para a Internet neste ano, atingindo um total aproximado de 700 substâncias catalogadas.

O próximo passo do projeto, já em execução, é o desenvolvimento de uma versão do banco de dados em software, que poderá ser baixado diretamente do site. O programa, que funcionará a partir do computador do usuário sem necessidade de conexão à Internet, terá funções adicionais, como cálculos e traçado de gráficos.

O programa deve contar, em uma versão posterior, com módulos que permitirão ao usuário consultar propriedades de gás ideal, ponto de ebulição normal, capacidade calorífica e energia livre de formação de substâncias puras e misturas.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br