destaque

 

 

por
Marcos Jorge

 

destaque

teatro

música


resenhas

resenhas infantis

O mundo das artes em São Paulo
DURANTE SEUS QUASE TRÊS MESES, A 26a BIENAL VAI REUNIR OBRAS DE ARTISTAS DE SESSENTA PAÍSES

foto divulgação

Julian Rosefeldt-Stunned Man (2004)

De 25 de setembro a 19 de dezembro, o público paulistano vai ter a oportunidade de ver o que há de melhor na produção artística contemporânea de todos os continentes. A 26a Bienal de São Paulo levará ao parque do Ibirapuera pinturas, fotografias, instalações, vídeos, esculturas e outras formas de manifestações artísticas de 136 artistas dos mais diferentes países. As obras estão reunidos pelo tema "Território Livre" e sob a curadoria de Alfons Hug, assitido por Jacopo Crivelli. O design da mostra fica por conta do arquiteto Isay Weinfeld.

Firmando-se como uma das maiores exposições internacionais da atualidade, a Bienal de São Paulo apresenta nesse ano uma atração especial. Em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo, os organizadores não vão cobrar ingresso na edição desse ano. A expectativa é de receber mais de um milhão de
Space Simulator (2003), de Thomaz Demand
visitantes, superando as 670 mil visitas da última edição que colocaram a 25a Bienal como a exposição de arte contemporânea mais visitada do mundo. Para orientar todo esse público, a entidade firmou uma importante parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com o Centro de Estudos e Memória da Juventude para selecionar e preparar cerca de 400 monitores que atenderão os número recorde de visitantes.

Além da mostra artística, a 26a Bienal de São Paulo também inclui palestras com a presença de artistas nacionais e internacionais, seminários e apresentações musicais.