notas

 

 

por
Cinderela
Caldeira



 

Mutuários do Ipesp, do SFH, podem quitar dívida

Os mutuários do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp), vinculados ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH), terão desconto de 100% sobre o saldo devedor para a quitação de seus contratos de financiamento.

A medida beneficiará mais de 4 mil contratos, que somam aproximadamente R$ 310 milhões de saldo devedor, e está prevista na Lei Federal 10.150/2000 para os financiamentos assinados até 31 de dezembro de 1987. Quem estiver com prestações em atraso poderão requer a aplicação da medida depois de quitar ou negociar seus débitos.

Os mutuários que se enquadram nestas condições deverão procurar a sede do Ipesp, rua Bráulio Gomes, 81, postos de atendimento regional – verificar os endereços pelo site www.ipesp.sp.gov.br – ou os postos do poupatempo, levando o RG e cópia simples do último recibo de prestação contendo a autenticação bancária.

Os contratos que foram financiados com recursos da Carteira Hipotecária do Ipesp não serão beneficiados por esta medida. Para atender esses mutuários, a Superintendência do Ipesp elaborou um conjunto de medidas que incentivam a renegociação ou quitação e encaminhou ao secretário da Fazenda anteprojeto de lei que deverá ser enviado ao governador e à Assembléia Legislativa.
 


Operação De Olho no Combustível

Com o objetivo de eliminar as irregularidades como a adulteração de combustíveis, as fraudes no fornecimento e os desrespeitos às normas básicas na relação de consumo,

estão trabalhando, em conjunto, as Secretarias Estaduais da Justiça e Fazenda, Delegacia Especial de Combustível, a Polícia Civil, o Ipem-SP e a Fundação Procon.
Falta de lacre foi um dos principais problemas encontrados. Esse equipamento evita a formação de bolhas no líquido proveniente dos gases do combustível e do ar. Se o eliminador não existe ou está sem lacre, a bomba registra as bolhas como combustível durante o abastecimento. Ou seja, o consumidor, literalmente, está colocando ar no tanque e pagando por ele.

A operação foi batizada De Olho no Combustível e desde janeiro já fiscalizou 309 bombas na capital paulista. Trinta e quatro foram reprovadas, sete interditadas e dois postos foram autuados no bairro do Jaçanã.

O Procon dá algumas dicas: fique atento a postos de bandeira branca, sem marca da distribuidora, que tem alto índice de irregularidades, mas isso não significa que somente eles adulterem o combustível. Suspeite dos valores muito abaixo dos praticados pela média de mercado.

Para fazer denúncias, reclamações ou tirar dúvidas sobre o assunto, o Ipem-SP disponibiliza o telefone da Ouvidoria 0800.13.05.22. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer município do Estado, outra forma é através do site www.ipem.sp.gov.br
 



Projeto de lei derruba limite de tempo para celular pré-pago

Projeto de lei (PL4182/04) apresentado por Carlos Nader, deputado federal (PL/RJ), proíbe a fixação de prazo para a utilização de crédito no sistema de telefonia pré-pago.

O texto exclui qualquer outra possibilidade de a empresa encerrar a prestação dos serviços que não seja o término do saldo adquirido antecipadamente. O projeto prevê também que o consumidor poderá pedir reembolso da quantia já paga a título de créditos não utilizados.

Recentemente o Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu que 4as operadoras de telefonia que estabelecerem prazos de validade para a utilização dos créditos deverão pagar multa diária de R$ 50 mil. Segundo Carlos Nader, a fixação de prazo de serviço subtrai do consumidor a opção de reembolso da quantia já paga pelos créditos, que nunca poderão ser utilizados caso o prazo expire. A proposta do projeto tramita em caráter conclusivo pela Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Câmara  





infotoques
Disque tecnologia

 


O Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados® e.mail: espaber@edu.usp.br