Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Esportes Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

por Cláudia Costa

Grutas digitais, naves, terremotos, tsunamis

 

 

 


Passeio virtual por uma nave, no Parque Cientec

 

 

 

 

 


Simulador de tsunami da Estação Ciência

 


Tudo para as crianças. São várias as opções de passeios para comemorar o dia 12 de outubro

Muitos países comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) o reconhece como o Dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que a criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando aos propósitos mesmos da sua educação. Aqui no Brasil, a data oficializada é o dia 12 de outubro, e são muitos os eventos espalhados pela cidade dirigidos especialmente às crianças. Abaixo foram selecionados alguns roteiros.

O Parque Cientec oferece passeios, demonstrações e experiências científicas. As visitas, realizadas de terças as sextas, tem duração aproximada de três horas e incluem a Alameda do Sistema Solar, um conjunto de esculturas que representam o sistema solar completo; Espaço Astronomia, com visita ao telescópio e observação do Sol; além da exposição de Matemática, que reúne cerca de cem experimentos interativos. Destaque para a Nave Mário Schenberg e a Gruta Digital, sistemas de multiprojeções estereoscópicas que permitem, através de múltiplas imagens, criar um ambiente virtual de imersão, com percepção tridimensional. Para a nave, os visitantes são convidados a fazer parte de uma missão espacial; seu interior é cenográfico, com painel frontal e seis estações interativas de controle, totalmente interconectadas, incluindo ainda uma projeção estereoscópica do Celestia (simulador espacial para exploração do Universo em 3D), animações em 3D, filmes e jogos interativos. Na Gruta Digital, com capacidade para 40 pessoas, é possível fazer um vôo panorâmico pelo Rio de Janeiro, viajar pelos planetas e as estrelas ou mergulhar em uma molécula.

Na Estação Ciência, também da USP, a ciência também vira brincadeira. Um dos destaques é o Simulador de Terremotos. Com cenografia que imita uma sala, o simulador de terremotos tem uma dimensão de 10 metros quadrados e é capaz de reproduzir os movimentos das placas tectônicas, permitindo aos visitantes sentir a experiência de passar por um tremor de terra de verdade e perceber como os objetos se movimentam. Há ainda um simulador de tsunami, onda gigante gerada por distúrbios sísmicos com alto poder de destruição, incluindo dois painéis explicativos. Entre as novidades, a mostra "Ciclo do Ecolápis", sobre o processo de produção do lápis; e "O Planeta Terra e a Preservação Ambiental", abordando questões da camada de ozônio, da constituição da Terra, dos ecossistemas e da utilização de recursos naturais e fontes de energia, além de fenômenos como terremotos e vulcões.

página 1 | 2 seguinte>

   
comentar



web
www.usp.br/espacoaberto