Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Esportes Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas

por Cinderela Caldeira

Veja também:
Pesquisadores da FMRP ganham prêmio internacional
Dois estudos sobre leucemia abriram caminhos importantes à descoberta de alvos terapêuticos para a doença

 

 

Foto crédito: Francisco Emolo
Coletores de Pilhas serão instalados em sete pontos do campus

 

 

 

 

 

Foto crédito: Francisco Emolo
Assinatura de convênio entre a USP, Prefeitura de São Paulo e Banco Real

 


Coleta seletiva na USP

Conscientização e engajamento da sociedade para a construção de um mundo melhor

A Universidade de São Paulo assinou, no final de setembro, dois convênios que visam ao incremento da coleta seletiva de lixo no campus. Um foi firmado com a Prefeitura de São Paulo para a instalação de contêineres de coleta seletiva de lixo, e a outra parceria foi com o Banco Real para a colocação de coletores de pilhas e baterias portáteis.

A Prefeitura de São Paulo instalará 10 contêineres no campus para a separação de resíduos recicláveis: papel, plástico, metais e vidros. Os depósitos estarão localizados nos prédios da Antiga Reitoria, Cepeusp, Coseas, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Reitoria, Faculdade de Educação, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Instituto Oceanográfico, Instituto de Química e CCE. Outros sete contêineres móveis (cicléas) ficarão nas proximidades das Portarias 1 e 2, HU, Praça Esporte Para Todos, Coseas, Praça dos Bancos e Cepeusp.

"A Cidade Universitária produz dez toneladas de lixo diariamente, e 35% desse total pode ser reciclado", ressalta Oswaldo Massambani, coordenador da Agência USP de Inovação, da qual faz parte o programa USP Recicla. Os funcionários terceirizados que são responsáveis pela coleta de lixo nos prédios serão conscientizados sobre a importância da reciclagem e receberão treinamento quanto ao procedimento para a separação dos materiais. A coleta dos resíduos recicláveis no campus ficará sob responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, que os encaminhará às cooperativas que fazem parte do programa municipal de coleta seletiva.

A parceria firmada com o Banco Real visa à instalação de coletores para o descarte de pilhas e baterias portáteis, conhecidos como papa-pilhas. Jogar esse tipo de material de forma inadequada pode representar um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública. O mercúrio, níquel, chumbo e cádmio são algumas das substâncias presentes nas pilhas e baterias e podem contaminar a água, alimentos, animais e pessoas causando danos aos rins, fígado e pulmões.

Os pontos em que os coletores serão instalados são: CCE, Coseas, Antiga Reitoria, Instituto Oceanográfico, HU e Escola de Aplicação. O material depositado será enviado para a Suzaquim, única empresa licenciada no Brasil para reciclagem desse tipo de material.

 

   
comentar



web
www.usp.br/espacoaberto