Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

por Daniel Fassa
Fotos por Daniel Fassa e Francisco Emolo

 

Veja também:
Um ato de amor
No mês do Natal, adoção coloca a família em evidência
Grandes famílias
Quando os abrigos se tornam o lar de muitas crianças

 

 

Foto crédito: Daniel Fassa
Célia, que já tinha três filhos, sendo um adotivo, acaba de adotar mais dois da Casa da Criança Sol Nascente: Paulo, de 5 anos, e Larissa, de 13


Apesar desse encaminhamento, a instituição continua acompanhando todos os ex-abrigados, fornecendo tratamento físico e psicológico, entre outras coisas. Dona Anna Rosendo, esposa de seu João, é advogada e fez as petições de guarda ao juiz. Ela explica que, na prática, o que aconteceu foi uma mudança do regime de abrigamento institucional para abrigamento familiar. "Todas as famílias estão ligadas a nós por causa da manutenção que continuamos a dar, somos nós que levamos ao médico em São Paulo. É só o tipo de abrigamento que é diferente, concentrando na família." Algumas crianças, inclusive, mantêm contato com os seus familiares.

Célia Maria de Paiva Silva faz parte dessa história. Ela, que já tinha três filhos, sendo um adotivo, adotou mais dois da Casa da Criança Sol Nascente: Paulo, de 5 anos, e Larissa, de 13. Além disso, passou a morar com a família na instituição, onde cuida de três adolescentes que ainda não foram adotadas. "É uma mudança de vida para eles e para mim também. Então é amar por completo. No começo foi meio difícil para nos adaptarmos, agora estamos começando a falar a mesma língua."

Como adotar

No Brasil, qualquer pessoa que já atingiu a maioridade pode adotar, seja solteira ou casada. Aqueles que se sentem chamados à adoção devem entrar em contato com a Vara da Infância e da Juventude do Fórum de sua região (clique aqui para ver lista). A família normalmente responde a um extenso questionário, através do qual manifesta suas preferências de idade, sexo, cor, entre muitas outras informações. Além disso, passa por entrevistas com a equipe técnica, formada por psicólogo e assistente social.

< anterior página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Imprimir



web
www.usp.br/espacoaberto