Home Capa Conheça USP Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa

por Talita Abrantes
fotos por Francisco Emolo


 

Veja também:
Cortar o mal pela raiz
Prevenção é a melhor estratégia para diminuir os riscos de câncer
Artilharia nova para a luta contra o câncer
Vacina e laser são novidades na prateleira do tratamento da doença

 

 

 

Foto crédito: arquivo pessoal
Marceli de Oliveira Santos, do Instituto Nacional do Câncer, aponta a prevenção e o diagnóstico precoce como melhor estratégia para driblar a doença hoje.


Maria Aparecida exemplifica com um medicamento usado em terapias de câncer de mama, o Herceptin. O remédio inibe o crescimento de um receptor celular chamado HER2 que, em proporções exageradas, pode contribuir para o desenvolvimento do câncer. A descoberta do medicamento, contudo, não determinou o fim deste tipo de tumor, que representa apenas 30% dos cânceres de mama. Mesmo nas mulheres que apresentam este desajuste o medicamento nem sempre é eficaz. "Muitas vezes, a paciente já tem uma série de genes alterados em outros locais", explica.

O Herceptin é um exemplo dos novos rumos da "cura" para o câncer. A idéia hoje é criar terapias mais específicas para cada caso. Para isso, as pesquisas atuais estão tentando construir um perfil de cada tumor, por meio das técnicas de chip DNA. Além de auxiliar as pesquisas farmacogênicas, tais perfis poderão identificar quais indivíduos podem desenvolver um câncer no futuro. Veja alguns exemplos de novas terapias aqui.

No entanto, ainda há um longo caminho para a concretização desta realidade. Enquanto isso, segundo a especialista, o melhor tratamento para o câncer é a prevenção. De acordo com a supervisora do Centro de Oncologia do Hospital das Clínicas, Maria Del Pilar, apenas 5% dos cânceres são hereditários. A porcentagem restante é de casos esporádicos, ou seja, que não têm predisposição genética e são originados, na maioria das vezes, por agressões que a célula sofre ao longo da vida. Em outras palavras, casos que poderiam ser prevenidos.

< anterior página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto