Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa
por Talita Abrantes
fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo

 

Veja também:
Rede virtual uspiana
Criado há 1 ano, Stoa pretende reproduzir na internet a dinâmica do cotidiano da USP

 

Foto crédito: Cecília Bastos
O diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Marcos Felipe Silva de Sá, está animado com a implementação do Centro de Produção de Conteúdo Digital na unidade. Ele já planeja a criação de materiais didáticos, cursos de formação continuada, entre outros.


Este ano o sistema receberá uma série de melhorias em infra-estrutura. Para começar, serão instalados Centros de Produção de Conteúdo Digital em 12 unidades da USP. Cada centro será equipado com estúdio de vídeo, sala de videoconferência em alta definição e sala de aula para aprendizado eletrônico.

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) abrigará um dos centros. O diretor da unidade, Marcos Felipe Silva de Sá, já sonha com as possibilidades de uso. “Nossa intenção é gerar material didático e disponibilizá-lo no site da IPTV”, conta. “Assim, o aluno poderá acessar a qualquer hora para recapitular o conteúdo.” Além disso, o diretor planeja até a transmissão de aulas, defesas de teses de doutorado e dissertações de mestrado por meio de videoconferência.

Outra idéia é a criação de programas de educação continuada para os funcionários. “Com isso, evitaríamos os deslocamentos para São Paulo”, afirma. A unidade está tão empolgada com a idéia que, na última reunião da congregação da FMRP, foi criado um Centro de Pesquisa de Tecnologias de Ensino à Distância.

A ampliação do número de eventos transmitidos pela IPTV é mais uma proposta da CTI. Para isso, outra meta para este ano é equipar os auditórios de todas as unidades com câmeras com controle remoto e controladores para codificação de vídeo.

< anterior página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto