Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa

por Talita Abrantes
fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo


Uma nova estratégia para um velho mal

Veja também:
Câmera na mão, foco na USP
Em experiência pioneira na América Latina, Universidade disponibiliza conteúdo audiovisual em site da internet

 

 

Foto crédito: Cecília Bastos
Mais que uma rede social na internet, a proposta do Stoa é ampliar no ambiente virtual as relações e idéias tecidas no cotidiano da Universidade


Criado há 1 ano, Stoa pretende reproduzir na internet a dinâmica do cotidiano da USP

Um corredor de intercâmbio de conhecimento, para os gregos. No mundo contemporâneo, a proposta de pesquisadores uspianos para a tendência de redes sociais na internet. Como todo bom sistema aberto da internet, a rede virtual Stoa, desenvolvida por pesquisadores do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa) do Instituto de Física, em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia e Informação (CTI), possui uma identidade multifacetada. Equipado com uma série de ferramentas colaborativas, a rede reúne em um só lugar as novidades da interação digital. Tudo feito sob medida para as necessidades do público USP.

“Nosso objetivo é utilizar tecnologia de rede moderna para apoiar o ensino”, explica o professor Ewout ter Haar, coordenador do projeto. Tanto que, a partir do primeiro semestre, o Stoa contará com uma ferramenta de gerenciamento de cursos. Os docentes poderão disponibilizar material didático, agendar atividades, entre outros. O professor Haar compara o novo software com uma sala de aula virtual. Já o ambiente dos blogs e outras comunidades, com os corredores da Universidade, onde os alunos interagem com seus pares. Por enquanto, a rede já é integrada à base de dados dos sistemas corporativos Júpiter e Fenixweb.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto