Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa
por Talita Abrantes
fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo

Câmera na mão, foco na USP

Veja também:
Rede virtual uspiana
Criado há 1 ano, Stoa pretende reproduzir na internet a dinâmica do cotidiano da USP

 

 

Foto crédito: Cecília Bastos
“Há muita gente produzindo vídeos aqui na Universidade. Por isso, é muito importante criarmos uma TV via rede de dados para disponibilizar este material”, afirma o coordenador da CTI, professor Gil da Costa Marques

 


Em experiência pioneira na América Latina, Universidade disponibiliza conteúdo audiovisual em site da internet

Desde a criação do primeiro computador brasileiro, o Patinho Feio, por pesquisadores uspianos em 1972, a USP tem se esforçado para acompanhar o frenético ritmo das mudanças digitais. Foi protagonista da primeira transmissão de dados via modem do País na década de 70, interligou os computadores dos campi, informatizou os sistemas de dados. E, ano passado, lançou um canal de televisão com transmissão pela internet, a Internet Protocol TV (IPTV/USP).

Inédito entre universidades da América Latina, o sistema permite a exibição de vídeos e a transmissão de eventos ao vivo. Para isso, conta com seis canais divididos por áreas de interesse e um sistema de busca. A idéia, de acordo com Gil da Costa Marques, coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), é divulgar o conteúdo audiovisual produzido na Universidade.

“O ensino está mudando muito. Se não acompanharmos esta transição, ficaremos muito defasados”, afirma Marques. Por enquanto, a IPTV ainda não é totalmente direcionada para o ensino. Mas há planos de no futuro integrar o site aos sistemas corporativos Júpiter e Fenixweb, como é feito no Stoa. Desta forma, os professores poderiam disponibilizar vídeos e restringir o acesso apenas aos alunos de determinada disciplina.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto