Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Comportamento
por Daniel Fassa
fotos por Cecília Bastos

Vida plena de arte

Foto crédito: Cecília Bastos

Veja também:
Arte que encurta caminhos
Profissionais contam com o auxílio artístico tanto no diagnóstico quanto no tratamento de seus pacientes



Muito mais que um objeto de contemplação, a arte pode servir como instrumento de conhecimento, educação e terapia

Sei que a arte é irmã da ciência / Ambas filhas de um Deus fugaz / Que faz num momento / E no mesmo momento desfaz / Esse vago Deus por trás do mundo / Por detrás do detrás / Cântico dos cânticos / Quântico dos quânticos.  

Esses são versos de Gilberto Gil, presentes na música Quanta. Para além de seu valor artístico inestimável, a obra traz reflexões sobre a importância dessa que é uma das principais manifestações humanas. Emoção, conhecimento, culturas inteiras se conhecem e se dão a conhecer através da arte. Tamanha riqueza não pode se restringir apenas aos círculos artísticos ou passar despercebida no agitado cotidiano. Essa é a opinião de profissionais que fazem da arte um recurso educacional e terapêutico.  

Segundo Leny Mrech, livre-docente da Faculdade de Educação, o contato com a arte é fundamental para a formação de crianças e adolescentes. “Hoje, os bons professores utilizam, além da linguagem escrita, as linguagens oral, visual, musical, a linguagem artística de uma forma geral. Um professor considerado de ponta é aquele que sabe manejar com a música, com a arte, que lida com o desenho, com a literatura, com a gravura. Eu acho que não dá mais para acreditarmos num mundo que é só da escrita”, explica.  

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto