Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Comportamento
por Daniel Fassa
fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo

 


 

 

Foto crédito: Cecília Bastos
Educadora do projeto Avizinhar, Beatriz Rocha atua na conscientização das comunidades USP e São Remo


Diferentemente de outras favelas da cidade, a São Remo conta com a assistência de 17 ONGs, além do Hospital Universitário. Por isso, Beatriz acredita que o ingresso das crianças e adolescentes da comunidade na criminalidade não estava tão associado à carência de serviços básicos: "Nenhum deles morreria de fome se fosse para a escola, comesse a merenda e depois pudesse brincar, fazer outras coisas. É claro que existem outras mil carências que produzem essa saída de casa. Uma coisa que já é fato são as famílias mantidas e gerenciadas por mulheres, a ausência da figura masculina. Essas crianças ficavam a maior parte do dia sozinhas".

Diante disso, o trabalho do Avizinhar foi encaminhar essas crianças para escolas e atividades extracurriculares. Quando o trabalho começou, cerca de 70 menores perambulavam pelo campus. Em 2005, quando terminou, apenas seis continuavam na mesma situação. Por outro lado, aumentou o número de crianças da São Remo que entram na Universidade para participar de atividades regulares, como o programa Esporte Talento, do Cepeusp.

As educadoras desenvolveram também um trabalho de orientação com a Guarda Universitária, os seguranças e porteiros da USP, prestando esclarecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, as formas de abordagem, etc. Foram realizadas, ainda, reuniões com os alunos nos Centros Acadêmicos. Este ano, o Avizinhar surge com uma nova roupagem. O projeto está sendo todo reestruturado e agora terá o nome de Aproximação. O trabalho será muito semelhante àquele iniciado em 1997. "Nossa proposta mesmo é a disseminação de uma postura, que pode ser transformadora de uma realidade", conclui Beatriz.

< anterior página 1 | 2 | 3

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto