Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas
por Cinderela Caldeira

Veja também:
Bagaço de uva, novo aliado do coração

 

 

 




Tratamento para enurese, na Psicologia

A enurese, fazer xixi na cama, afeta cerca de 10% das crianças de 7 anos e pode se estender até a idade adulta. O enurético se sente humilhado e muitas vezes não consegue dormir fora de casa. Isso pode trazer prejuízos na vida social e familiar e o tratamento, logo que a criança atinja os seis anos de idade, é o recomendado pelos especialistas.
O Laboratório de Terapia Comportamental do Instituto de Psicologia (IP) oferece o Projeto Enurese, coordenado pela professora Edwiges Ferreira de Mattos Silvares. Os tratamentos no projeto são realizados por psicólogos e pós-graduandos do IP e as crianças devem ser acompanhadas pela família, que fornece informações essenciais para o desenvolvimento do trabalho através de questionários respondidos no momento da inscrição.

O tratamento utiliza um aparelho de alarme e tem se mostrado eficaz pela literatura científica. O alarme é um dispositivo que emite um sinal sonoro toda vez que a criança ou adolescente inicia a micção na cama, fazendo com que ela seja interrompida. Após algumas semanas, por meio de um processo de condicionamento, a criança começa a obter noites secas. Além disso, é feito um acompanhamento de procedimentos complementares, como mudança de hábitos, ingestão de líquidos, entre outros.

O tratamento é gratuito e o dispositivo de alarme é emprestado à família durante 28 semanas, período de tratamento. Para participar, as crianças ou adolescentes devem ter entre 6 e 18 anos, urinar na cama pelo menos duas vezes por semana e não ter uma condição médica associada, como diabetes ou espinha bífida. A família precisa ter disponibilidade para comparecer semanalmente ao Centro de Atendimento Psicológico do IP. As inscrições podem ser feitas através do site http://www.projetoenurese.com.br/ ou pelo telefone (11) 3091-1961.

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto