Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas
por Cinderela Caldeira

Veja também:
Evento sobre aleitamento materno no HU

 

 



Doença genética pode estar relacionada à deficiência de minerais

Pesquisa realizada no Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas mostrou que portadores da síndrome de Turner apresentam deficiência de zinco e selênio. Tais minerais exercem funções importantes na diferenciação celular, no metabolismo dos nutrientes, na participação do sistema de defesa antioxidante, no sistema imunológico e no metabolismo dos hormônios tireoidianos.

A síndrome de Turner é uma anomalia que ocorre em indivíduos do sexo feminino e pode ser definida como uma combinação de alterações das características físicas (baixa estatura) e a ausência completa ou parcial de um dos cromossomos sexuais (45, X). Algumas doenças crônicas não transmissíveis também são associadas à síndrome, como diabetes, doenças tireoidianas, resistência à insulina, alterações do sistema cardiovascular e osteoporose.

Segundo a pesquisadora Liliane Viana Pires, na síndrome de Turner existe maior prevalência para o aparecimento dessas doenças, principalmente na fase adulta, e muitos desses fatores estão relacionados ao desequilíbrio hormonal. De acordo com Liliane, o objetivo do estudo foi avaliar o estado nutricional do grupo de portadores da síndrome em relação aos minerais (zinco e selênio). Os resultados obtidos com esse estudo poderão auxiliar no tratamento das alterações metabólicas, na promoção e recuperação da saúde.

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto