Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas
por Cinderela Caldeira

Veja também:
Professor Paulo Nogueira Neto ganha medalha

 

 





Cartório instalado no HU registra aumento de atendimentos

O registro civil de nascimento é documento de expressão de cidadania e, a partir de 1997, foi instaurada a gratuidade da primeira via do registro no país. Várias foram as iniciativas promovidas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Especial dos Direitos Humanos e as Corregedorias Estaduais de Justiça, com o objetivo de ampliar a cobertura da população registrada em cartórios de registro civil.

Desde março de 2003, o Hospital Universitário (HU) possui em suas dependências um Posto Avançado do Cartório Butantã, com o objetivo de facilitar o registro dos recém-nascidos no hospital. No primeiro semestre deste ano foram realizados 1.586 partos e, destes, 76% dos pais optaram por fazer o registro no cartório do HU.

De acordo com Matilde Medeiros, escrevente e responsável pelo cartório, houve um aumento de 10% nos registros em relação ao mesmo período do ano anterior. Para ela, isso se deve à atuação das equipes de Enfermagem, auxiliares do alojamento conjunto e do Serviço Social que encaminham as famílias, ao cartório, ainda durante a internação.

“A certidão de nascimento é um documento gratuito, e é um direito da criança, que passa a ser reconhecida pela sociedade”, enfatiza Marina Pazetto de Meneses, responsável pelo Serviço Social do HU. O Posto do Cartório no hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h,  e fica no 2º e no 5º andar. Os documentos necessários para o registro são: RG, Declaração de Nascido Vivo entregue pelo Hospital e certidão de casamento, se forem casados.

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto