versão pdf
versão pdf do jornal
Três pioneiros da fotografia no MAC e no MIS


Amostras de três fotógrafos, pioneiros e veteranos, documentam momentos da cidade de São Paulo: Thomaz Farkas (80 anos) e German Lorca (82) estão no Museu de Arte Contemporânea da USP; Eduardo Salvatore (90), no Museu da Imagem e do Som. “A fotografia é a minha vida. Através de cada foto documento a minha vida”, diz Farkas, que é engenheiro formado na Poli, professor e fundador do Laboratório de Fotografia da Escola de Comunicações e Artes, e expõe no evento Arte Jornalismo, no Anexo do MAC, em homenagem aos 70 anos da Universidade. Lorca reúne 38 fotos produzidas entre o final de 40 e meados da década de 70. No MIS, uma retrospectiva de 1940 a 1980 homenageia Salvatore, formado pela Faculdade de Direito da USP e que começou a fotografar em 1937.
especial>>



No IEB, a religião e as especiarias

O Mário de Andrade estudioso da religiosidade, da fé e das superstições do povo brasileiro poderá ser mais bem conhecido a partir de 14 de setembro, no Instituto de Estudos Brasileiros. O IEB mostrará parte do material colecionado pelo escritor, poeta e pesquisador, de 1919 até 1945. São imagens de santos, exus, entidades afro-brasileiras, indumentária e danças populares. As peças estão também em catálogo da Edusp. Ainda no IEB, Márcia Moisés Ribeiro, estagiária de pós-doutorado, pesquisa a transferência da Índia para o Brasil, em especial a Bahia, de plantas de especiaria e de palmeiras, no tempo em que o império português perdia terreno no Oriente.
cultura>>


Obras em dia na USP Leste

Tudo está correndo dentro do prazo estabelecido, garante o professor Antonio Massola, da Coordenadoria do Espaço Físico, referindo-se às obras de implantação da USP Leste. A primeira fase do projeto, que inclui o Núcleo Inicial do bloco didático, será entregue em dezembro e a fase 2 está sendo iniciada. Enquanto isso, as comissões que cuidam da parte acadêmica trabalham na elaboração dos cursos e do corpo docente. “Já fechamos o edital que trata do processo seletivo de docentes”, informa Wanderley Messias da Costa, prefeito da USP. Desde abril funciona em Ermelino Matarazzo o Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional, com atividades para a comunidade, como um curso de informática, que será oferecido em setembro.
universidade>>


Vitória contra a paralisia. Em ratos

Uma esperança para quem sofre de paralisia por trauma na medula. Pesquisa com participação do professor Francisco Carlos Pereira, do ICB, realizada na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, submeteu ratos a lesões controladas de medula espinhal e, por meio de uso combinado de três substâncias, conseguiu recuperar 70% dos movimentos e induzir a regeneração de 50% dos neurônios dos animais. Pereira alerta que a possibilidade de cura para pessoas com o sistema nervoso central danificado está ainda distante, pois o processo exige testes mais refinados.pesquisa>>
 


VAMOS
em DESTAQUE
Ouro negro
O cacau é o mote da exposição fotográfica que está em cartaz na ECA/USP, resultado da pesquisa realizada por Angueliky Mandaloufas. São mais de 20 fotos que mostram as plantações, as fazendas e a Ilhéus dos barões.
 
O Século da Canção
Esse é o novo livro do músico e compositor Luiz Tatit, que mostra o caminho percorrido pela música brasileira no século 20, passando por movimentos como bossa nova e tropicalismo. Tudo exemplificado com grandes nomes de cada época.
 
Para o feriado
Além do roteiro de cursos na , a programação cultural apresenta na alguns espetáculos que vão acontecer no feriado de 7 de setembro.
São duas apresentações musicais, uma de balé, sinfônica e coral, e outra de rock.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]