Universidade define lista tríplice nesta semana


Nesta terça-feira, dia 8, será definida a lista tríplice dos candidatos à Reitoria da USP a ser encaminhada ao governador Geraldo Alckmin, que fará a indicação do novo reitor da universidade. A eleição, em primeiro escrutínio, terá início às 13h30, na Reitoria, com término previsto para as 14h30. Havendo necessidade, o segundo e o terceiro escrutínios começarão dez minutos após a proclamação do resultado do escrutínio anterior e se realizarão no prazo de 45 minutos cada um. Neste segundo turno das eleições, o colégio eleitoral terá 301 pessoas: os membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais da Universidade. Logo após o resultado fi nal, o reitor Adolpho José Melfi deverá se reunir com o governador para que seja anunciado o próximo ocupante do cargo máximo da USP. “Estamos com tudo organizado para que não ocorra nenhum tipo de problema”, diz a secretária-geral da USP, professora Nina Ranieri. Defi nida no dia 1º de novembro, a ordem dos nomes dos candidatos na cédula eleitoral será a seguinte (o número entre parênteses se refere aos votos obtidos no primeiro turno): Marcos Cortez Campomar (16), Suely Vilela (645), Hélio Nogueira da Cruz (659), Antonio Marcos de Aguirra Massola (490), Francisco Antonio Rocco Lahr (28), Walter Colli (27), Adilson Avansi de Abreu (366) e Sedi Hirano (155).
universidade>>









A pesquisa no interior de Rondônia


A cidade de Monte Negro, no interior de Rondônia, se transformou num fértil campo de pesquisas – especialmente nas áreas de parasitologia e doenças tropicais – para cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, que mantém naquele município uma subunidade, o chamado ICB-5. Oito linhas de pesquisa são desenvolvidas ali pelo professor Luís Marcelo Aranha Camargo, que investigam doenças dermatológicas, ginecológicas e de saúde pública, entre elas a leishmaniose. Alunos da USP e de universidades de Rondônia realizam projetos científicos na subunidade, atraídos pela grande quantidade de espécies de flebotomínios (transmissor de leishmaniose) encontrada na região – 114, no total. Além disso, nos últimos três anos, o ICB-5 deixou de ser exclusivamente um centro de pesquisas para ganhar contornos também de uma unidade de atendimento à saúde da população, tamanha a necessidade daquelas pessoas. “Não é possível fi car sentado atrás do microscópio numa região como a nossa”, afirma Aranha Camargo. Equipes do ICB-5 se deslocam até as áreas rurais para prestar assistência médica e odontológica aos moradores. “Aqui somos esquecidos”, diz dona Avani, líder religiosa da comunidade de São Geraldo, a 50 quilômetros de Monte Negro, visitada no mês passado pela reportagem do Jornal da USP.
pesquisa>>







Gaza, entre árabes e israelenses


A retirada israelense da Faixa de Gaza, após 38 anos de ocupação, não é significativa para a formação de um futuro Estado palestino e não aponta para nenhuma mudança real de rumo na política exterior do primeiro-ministro Ariel Sharon. Ela representa, sim, mais um passo para a desagregação da sociedade palestina. As afirmações foram feitas pelo estudante israelense Eyal Pundak Sagie, em debate na USP, no dia 25 de outubro. “A desocupação foi possível porque a ocupação já atingiu seus objetivos. Em Gaza impera um cenário de desolação e caos. Nunca os palestinos puderam criar sua infra-estrutura e Israel, como ocupante, tinha a obrigação de providenciar serviços públicos à população”, acrescentou Sagie, que participou do encontro ao lado do estudante palestino Salah Haboob, que também criticou a política externa israelense. Já a historiadora Bella Herson, em artigo nesta edição, destaca que, cada vez mais, muçulmanos esclarecidos se negam a permitir que os valores do islã sejam pervertidos pela ideologia da Jihad, que traz esperança para a paz no Oriente Médio. Em seu artigo, Bella reconstitui a história de Gaza desde o segundo milênio antes de Cristo, quando a região servia como principal base para as operações egípcias em Canaã.
opniao>>






VAMOS
em DESTAQUE

Mix Brasil

Começa nesta sexta a 13a edição do Festival de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual, o Mix Brasil 2005. Com a maior programação já realizada, este ano serão exibidas cerca de 200 produções, entre filmes e vídeos, longas e curtas-metragens de mais de 20 países.

 
O rio Tietê e suas histórias

Todo mundo sabe dos problemas do rio Tietê, mas qual a sua história e importância? É isso que a exposição, que será inaugurada nesta terça na Estação Ciência, vai contar.

 

Teatro de Rua

De segunda a quinta acontece o 2o Seminário Teatro de Rua em Movimentos, no Tusp. Organizado pelo grupo Tablado de Arruar, o evento tem como tema as intervenções urbanas nos espaços públicos da cidade.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]