Mais avanços da inclusão social

A partir desta segunda-feira, dia 11, até o dia 22, estão abertas as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), mais uma iniciativa do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que tem como objetivo aumentar o número de alunos oriundos da rede pública na Universidade. Realizado numa parceria entre a USP, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o Pasusp consistirá numa prova – que será aplicada pela Fuvest no dia 19 de outubro em dezenas de cidades do estado – com 50 questões sobre conteúdos estudados no ensino médio. Dependendo da nota obtida nessa prova, o aluno poderá receber um bônus de até 3% na nota do vestibular. O Pasusp é destinado a alunos do 3º ano do ensino médio público que tenham cursado o 1º e o 2º ano também na escola pública. Eles podem se inscrever gratuitamente na secretaria do seu colégio. O programa se junta às outras iniciativas do Inclusp, que já oferece bônus de 3% para todos os candidatos do ensino público. Somado ao bônus de até 6% que pode ser obtido de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), esses candidatos podem receber um acréscimo de até 12% na sua nota. “O bônus adicional será dado para o aluno que demonstrar potencial e competência e essa característica mantém o critério de mérito acadêmico como requisito para o ingresso na USP”, afirma o professor Mauro Bertotti, assessor da Pró-Reitoria de Graduação. universidade

 

 

BIENAL
O livro como objeto de paixão

TEATRO
Um pouco do humor latino

MÚSICA
3namassa

EXPOSIÇÕES
Itália e Jerusalém no Masp

 

Escolas, um patrimônio ameaçado pelo tempo

Preservar o patrimônio histórico das mais antigas escolas do estado de São Paulo é o objetivo de um projeto de pesquisa do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP. Coordenado pela professora Maria Cecília Cortez Christiano de Souza, o projeto – iniciado em 2007 – prevê o mapeamento do patrimônio de 215 escolas paulistas. Já foram visitadas 65 escolas, situadas em várias cidades, o que rendeu cerca de 5 mil imagens do interior dos colégios, das fachadas e da documentação existente. “Queremos entender o que o tempo faz mudar na vida de uma escola pública e, com isso, cooperar na criação de políticas de guarda e preservação do patrimônio documental paulista”, afirma a arquivista e vice-coordenadora do projeto, Iomar Zaia. Para despertar o interesse de professores e alunos por essa temática, o projeto incluiu a criação de um kit, composto por um jogo de tabuleiro, uma revista de história em quadrinhos e a publicação O acervo escolar – Manual de organização e cuidados básicos, escrita por Iomar. especial

Continuam debates sobre reforma do Estatuto

Mais dois encontros para debater a reforma do Estatuto da USP acontecem nesta semana. Um deles ocorrerá nesta quinta-feira, dia 14, às 14 horas, na Escola de Engenharia de Lorena (EEL), e o outro está previsto para a sexta-feira, dia 15, às 10 horas, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Na semana passada, houve debates na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), no dia 5, e na Faculdade de Saúde Pública, no dia 6. O objetivo das audiências é ouvir sugestões e opiniões sobre o projeto de reforma, que vem sendo sistematizado por uma comissão designada pelo Conselho Universitário. “Pelo menos em certos tópicos queremos buscar o consenso onde ele possa existir, para aprovar alguma coisa, deixando para o momento seguinte outros itens que precisem de maior discussão ou em que o consenso ainda não exista”, afirma o professor João Grandino Rodas, presidente da comissão. universidade

Os vários sons da etnomusicologia

Etnomusicologia é o estudo do ser humano que faz música, na definição do professor Tiago de Oliveira Pinto, da USP, que colaborou para a edição do dossiê sobre esse tema publicado no novo número da Revista USP. Ele destaca que essa nova área de pesquisa dá ênfase “ao estudo do fazer musical e à criação que daí surge, independente da origem cultural e do lugar geográfico da respectiva manifestação”. O resultado é que a etnomusicologia tem grande afinidade com a antropologia, “também por tratar de manifestações ligadas a redes de relações sociais ou culturas mais amplas e não necessariamente inseridas no universo letrado”. Na Revista USP, o tema é abordado por especialistas sob diferentes pontos de vista. cultura

 

 

 
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