Os efeitos da energia eólica na agricultura

Defendida como uma fonte de energia limpa e renovável, a energia eólica é comumente obtida em parques eólicos com a utilização de grandes aerogeradores.

Para a implementação desses parques é preciso a realização do EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) – onde o principal fator avaliado é a localização deste parque, e sua conseqüente influência na poluição sonora e morte de aves.

Em estudo recente, contudo, constatou-se que os aerogeradores geram uma turbulência que pode afetar a temperatura do ar próxima ao chão.

Essa conclusão foi obtida após a análise dos valores amostrados e simulados – utilizando um modelo climático chamado RAMS (Regional Atmospheric Modeling System).

“Essa turbulência leva a um aquecimento perto da superfície durante a noite e esfriamento durante o dia,” o Dr. Roy, disse à BBC News. Ele acrescentou que os efeitos foram na faixa de -0,4 a 1.5 ºC.

Essa variação na temperatura pode influenciar índices produtivos de culturas na região, pois a temperatura é um fator essencial para o rendimento de plantações.

Duas sugestões foram feitas para se reduzir esse impactado da temperatura no solo, sendo elas: re-projetar os rotores dos aerogeradores ou construir o parque em regiões com turbulência natural já elevada.

Enfim, avaliar as variações de temperatura ocorridas pode favorecer ao plantio de novas culturas mais aptas a essa nova gama de temperatura.

Fonte:

Impacts of wind farms on surface air temperatures. University of Illinois. Somnath Baidya Roy, Justin J. Traiteur.

BBC NewsWind farms can affect local weather patterns.