Alimentos orgânicos

A agricultura orgânica tem sido um nicho de mercado cada vez mais cobiçado pela agroindústria, pois devido à grande divulgação desses alimentos – isentos de agroquímicos – obtém-se um produto com valor agregado maior que os produtos convencionais.

Segundo dados da Federação Internacional de Agricultura orgânica (IFOAM) o Brasil utiliza atualmente 1,77 milhão de hectares de área com esse sistema de produção.  No ano de 2009 as empresas que trabalharam com esse tipo de produto movimentaram US$ 34 milhões em negócios, e acredita-se que esse valor já possa ser superado devido ao aumento da demanda brasileira.

Um grande empecilho para o crescimento do mercado de orgânicos é o elevado preço desses produtos. Sérgio Lobo Chaib, especialista da empresa Agroessência Ecológica*, afirma que a diferença de preços tem diminuído gradativamente e isso é uma tendência desse novo mercado. Por exemplo, a banana orgânica certificada custa quase o mesmo preço de uma convencional. Chaib também afirma que a indústria de produtos orgânicos processados é a que mais vem crescendo no agronegócio – já que em apenas um ano esse campo chegou a crescer 100%.

Outra grande barreira para o crescimento dos produtos orgânicos diz respeito à certificação – todos os produtos ditos orgânicos devem estar de acordo com o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Acontece que a legislação brasileira para a aprovação desses produtos é lenta, e aliado a esse fato, observa-se a falta de competência de algumas certificadoras.

As certificadoras podem ser públicas ou privadas, e para emitirem o certificado fazem diversas análises desde a semente até o solo – pois caso alguma cultura tradicional tenha ocupado a mesma área a menos de um ano antes, é proibido o cultivo de orgânicos naquela determinada terra.

Segundo o IBGE, a maior parte das propriedades brasileiras que cultivam orgânicos possui de 5 a 10 anos de atividade na área, mostrando bom conhecimento por parte dos produtores na questão de tempo de experiência.

*Agroessência Ecológica é uma empresa que trabalha na comercialização de produtos utilizados na agricultura orgânica.

Seja o primeiro a comentar