Embrapa apresenta inovação para economia de água no pós-colheita

Fonte: EMBRAPA

Entre os dias 17 e 21 de Maio foi realizada em Brasília a 4ª AgroBrasília, essa feira apresenta inovações tecnológicas para a produção agroindustrial. A Embrapa apresentou uma inovação tecnológica que permite a economia de 90% do consumo de água no pós-colheita de café. O Sistema de Limpeza das Águas Residuárias (SLAR) consiste em uma técnica de limpeza da água residual proveniente do processamento do fruto do café. O sistema remove os resíduos sólidos e a alta carga orgânica, que podem poluir o meio ambiente, permitindo que a água seja reutilizada no processamento do grão, ou direcionada à irrigação da cultura.

Essa tecnologia contribui para a economia de água, hoje uma das maiores preocupações no Mundo.  Estima-se que para a produção de uma xícara de café gasta-se 140 litros de água, desde a plantação, passando pelo beneficiamento até o empacotamento e utilização pelo consumidor final. Portanto, tecnologias que contribuam para a economia de água ganham destaque em pesquisas e desenvolvimento.

Fonte: http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=43235

• Saiba mais sobre consumo de água na produção em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/agua-virtual-como-fazer-conta-577221.shtml

Seja o primeiro a comentar