Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE2021

Texto escrito e pesquisado por: José Antonio Bonifácio, aluno do 4° ano do curso de Engenharia de Biossistemas – USP.

Neste ano o Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética com apoio da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Energético – SPG/MME e da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis – SPG/MME publicou o relatório do Plano Decenal de Expansão de Energia- PDE2012. O documento incorpora uma visão integrada da expansão da demanda e da oferta energética no período 2012-2021, ressaltando a importância de um instrumento de planejamento para o setor energético nacional, contribuindo assim para o delineamento das estratégias de desenvolvimento do país a serem traçadas pelo Governo Federal.

O Plano Decenal de Expansão de Energia foi dividido em dez capítulos dentre eles alguns com temas de maior interesse ao Engenheiro de Biossistemas formado pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo – FZEA-USP. Pois a grade curricular do Engenheiro de Biossistemas conta com disciplinas diretamente ligadas aos assuntos discutidos no PDE2021, tais como Biocombustíveis, Geração de Eletricidade e Calor, Instalações Elétricas e Eficiência Energética, computando ao todo 150 horas, somado a uma disciplina optativa de 45 horas sobre Sistemas de Geração Distribuída e outra de também 45 horas intitulada Saneamento Rural que tem como objetivo o tratamento de resíduo oriundo da agroindústria visando principalmente gerar energia.

O plano contextualizou a demanda energética no horizonte de 2021 levando em consideração a crescente posição do Brasil frente ao cenário econômico internacional, investimento em infraestrutura tanto por motivos do crescimento da economia quanto por eventos esportivos como Copa 2014 e olimpíadas 2016. Ele se atentou também a sólida manutenção sobre as atuais crises financeiras que afetam principalmente os países da Zona do Euro e Estados Unidos, aumento do consumo interno pautado no aumento da renda da população, oferta de crédito e baixa taxa de desemprego.

Cone de cenários: Relação entre o PDE 2021 e os estudos de longo prazo

Com o objetivo de contribuir para que o país continue se desenvolvendo com baixas emissões de carbono, o plano incorpora medidas como eficiência energética, incremento do parque instalado de hidroeletricidade e outras fontes renováveis de energia elétrica como eólica, biomassa e PCH’s.  Apresenta também não no período deste plano, mas como futuras fontes energéticas de origem solar concentrada e fotovoltaica.Os estudos relacionados aos biocombustíveis líquidos – etanol carburante e biodiesel – para o período 2012 – 2021, apresenta que o mercado brasileiro de etanol continuara em expansão devido o aumento expressivo da frota de veículos flex-fuel. No mercado internacional, o Brasil se manterá como um dos principais players, ainda que, no período analisado, não tenha sido prevista uma ampliação significativa dos volumes exportados, dada a tendência de mercados mais protecionistas nos próximos anos. No curto prazo, estima-se que a oferta de etanol permanecerá com restrições, as quais deverão ser superadas no médio e longo prazo através de investimentos na renovação do canavial e na ampliação e implantação de unidades produtoras. Neste contexto, vislumbram-se empreendimentos direcionados a facilitar e reduzir os custos de transporte e armazenagem de etanol. O biodiesel será utilizado apenas para atendimento à mistura mandatória (B5), apesar de ter sido avaliada a possibilidade de que a demanda ultrapassasse as Plano Decenal de Expansão de Energia 2021. Para atendimento desta demanda, foi analisada a disponibilidade de insumos, assim como a capacidade de processamento e de escoamento da produção.

Uma observação importante a ser feita é que mesmo com advento das reservas de petróleo recentemente descobertas o Governo Federal objetiva continuar seus investimentos nos setores de energias renováveis como parte da matriz energética brasileira dando destaque especial, como observado nos atuais leilões, a eólico e PCH’s.

PDE 2021

Grade curricular Engenheiro de Biossistemas