Participação da Energia Eólica na Espanha

Segundo a empresa REE, gestora da rede de distribuição elétrica na Espanha, a energia eólica foi a fonte de eletricidade mais utilizada na Espanha durante o mês de março de 2011.

A empresa afirma que “Os parques eólicos cobriram 21% da demanda e bateram um recorde mensal, com uma geração de 4.738 gigawatts-hora, 5% a mais em comparação a março de 2010”.

A Espanha produz através de sua matriz eólica 20.676 megawatts, muito atrás da China e dos Estados Unidos – com respectivamente 42.287 e 40.180 megawatts por ano. A participação dessas gerações específicas na matriz energética total é de respectivamente 21% e 2% para Espanha e EUA.

Segundo comunicado a Associação Empresarial Eólica (AEE) “A geração eólica de março poderia cobrir todo o consumo elétrico mensal de um país do tamanho de Portugal”, José Donoso, presidente da associação ainda afirma “Este marco histórico alcançado pela energia eólica demonstra que a energia, além de ser produzida localmente, limpa e cada vez mais competitiva, é uma realidade já capaz de abastecer treze milhões de lares espanhóis”.

Fonte: Revista Veja.

Seja o primeiro a comentar