Participação brasileira em feira internacional da Microsoft

Em recente simpósio organizado pela gigante Microsoft, em Redmond, nos Estados Unidos, estiveram presentes pesquisadores brasileiros apresentando 11 trabalhos desenvolvidos pela parceria entre o instituto Microsoft Research-FAPESP de pesquisa em TI. A parceria é uma iniciativa conjunta da FAPESP e da Microsoft que busca obter avanços no conhecimento em tecnologia da informação e alcançar aplicações de impacto social.

Dentre os projetos que foram apoiados pela Microsoft encontram-se temáticas voltadas à agricultura e meio ambiente. São eles:

eFarms: uso de modelos, algoritmos e ferramentas computacionais para apoio à decisão em planejamento de safras.

AgroDataMine: uso de métodos e técnicas de mineração de dados para apoio de pesquisas relacionadas à mudanças climáticas com ênfase em agrometeorologia.

• Desenvolvimento e aplicação de rede de geossensores para monitoramento ambiental.

• Tecnologia da informação aplicada à genômica para bioenergia: anotação probabilística usando inteligência artificial.

Para o diretor de pesquisas externas para a América Latina da Microsoft Research, Jaime Puente, “a participação do grupo brasileiro contribuiu significantemente para o sucesso do simpósio, exemplificando a dimensão e a qualidade da pesquisa em ciência da computação em São Paulo”. O simpósio, que acontece todos os anos, oferece aos pesquisadores oportunidades de trocar informações e discutir estratégias para melhor gerenciar, analisar e visualizar os dados produzidos em pesquisas.

Seja o primeiro a comentar