4º Simpósio aprender com Cultura e Extensão

1

Fonte: http://www3.eca.usp.br/noticias/programa-aprender-com-cultura-e-extens-o-recebe-inscri-es

Nos dias 02 e 03 de dezembro de 2014, aconteceu o 4º Simpósio do Programa Aprender com Cultura e Extensão na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), localizado no campus da USP Leste de São Paulo.

A realização do simpósio ficou por conta da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O evento contou com a participação de alunos e professores de todos os campi da USP, havendo exposição e apresentação de pôsteres à Comissão Avaliadora e aos participantes em geral.  Os projetos foram referentes ao edital 2013/2014 nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológica, projetos interativos e apresentações artísticas, sendo premiados os três melhores projetos de cada área, segundo a comissão julgadora.

A finalidade do programa “Aprender com Cultura e Extensão” é desenvolver ações de cultura e extensão, tendo a interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação, em projetos, de forma a contribuir para a formação do aluno.

É importante dizer que foram aprovados 580 projetos para 1200 bolsas disponíveis, sendo que, 3.784 alunos se inscreveram. Segundo a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária este é um Programa de grande visibilidade e muito sucesso.

A programação de terça-feira (02/12/2014) do 4º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão contou com uma apresentação do quarteto da OSUSP, Palestra “A Cultura e a Extensão Universitária na USP” com a Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda – Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária e Avaliação dos Pôsteres – Ciências Exatas e Ciências Biológicas e da Saúde. Na quarta-feira (03/12/2014) houve avaliação dos Pôsteres na área de Ciências Humanas, apresentação de projetos interativos e vídeos, apresentação do projeto Química em Ação, divulgação dos Vencedores e encerramento.

A aluna Keylla Guiguer do 4º ano de Engenharia de Biossistemas representou o Portal Biossistemas com o projeto “Portal Biossistemas: site de formação e informação tecnológica para sustentabilidade agropecuária” que tem com o objetivo publicar informações relevantes e atuais das áreas de atuação do Engenheiro de Biossistemas; – Consolidar as áreas de atuação do profissional de Engenharia de Biossistemas; – Divulgar resultados de pesquisas na área e publicar entrevistas com profissionais da área e afins.

A participação da aluna foi de extrema importância na divulgação do projeto e dos muitos avanços alcançados desde sua criação, como a migração do site para o domínio USP, a criação de um e-mail institucional e as mais de 82 mil visualizações entre junho de 2012 e novembro de 2014.

Desta maneira, a continuidade do projeto é de suma importância, pois permite que as pessoas se informem sobre as diferentes áreas de atuação profissional do Engenheiro de Biossistemas, aumentando e complementando os conhecimentos obtidos ao cursar a graduação em Engenharia de Biossistemas. Os alunos tem possibilidade de contato profissional com professores de diversas áreas do conhecimento, tanto a nível nacional, quanto internacional, bem como com empresas públicas e privadas. Além disso, a extensão através da publicação no site permite ao aluno o contato com uma mídia dinâmica, interativa e de alcance mundial, e possibilita a sua comunicação através da mídia escrita e visual (fotos, vídeos, etc). Por isso todos os colaboradores do projeto contam com a ajuda de todos na continuidade da divulgação e melhoria do Portal, alcançando avanços ainda mais expressivos que auxiliarão na divulgação e reconhecimento do curso de Engenharia de Biossistemas.

2

Aluna Keylla Guiguer representando o Portal Biossistemas com o projeto “Portal Biossistemas: site de formação e informação tecnológica para sustentabilidade agropecuária” Foto: Keylla Guiguer

3

Professor Doutor Murilo Mesquita Baesso representando o projeto “Avaliação Ergonômica de Tratores Agrícolas no Município de Pirassununga (SP)”.Foto: Keylla Guiguer