Conheça um pouco mais a Unesp – Campus de Tupã

Texto por: Malu Isabela Barbosa, aluna de graduação da Engenharia de Biossistemas em Tupã

O Campus de Tupã da UNESP foi criado em 2003 com o vestibular para o curso de Administração com ênfase em Agronegócios. Outro marco inicial do Campus foi a implantação da Biblioteca Professor Dr. Elias José Simon que ocorreu em 22 de setembro do mesmo ano, com um espaço total de 133 metros quadrados. Essa ação ocorreu a partir dos esforços empreendidos pela primeira bibliotecária contratada do Campus, a Profa. Dra. Deise Maria Antônio, hoje docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Segundo documento da Assessoria de Comunicação da Unesp, em 1º de fevereiro de 2010 deu-se o início a construção do novo prédio da Biblioteca do Campus de Tupã, em terreno adquirido pela Reitoria. A obra foi a primeira a ser realizada com recursos provenientes da instituição e marca o início da expansão do Campus. Em 10 de outubro de 2011 principia a mudança do acervo e dos equipamentos para o novo espaço e em 1° de novembro de 2011 o novo edifício da Biblioteca Prof. Dr. Elias José Simon foi inaugurado, com a presença do Vice-Reitor em Exercício Dr. Júlio Cézar Durigan e demais autoridades, apresentando a partir desta data sua atual configuração.
A Biblioteca tem como objetivo principal disponibilizar recursos e serviços informacionais à comunidade, formada por docentes, discentes, servidores, técnicos administrativos vinculados ao Campus Experimental de Tupã e também aos membros da comunidade local que não têm vínculo com a Unesp. Busca atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nesta unidade.
Administrativamente responde à Supervisão Técnica de Apoio Acadêmico, e tecnicamente à Coordenadoria Geral de Biblioteca – CGB, integrando a Rede de Bibliotecas da UNESP, e coopera com as demais Bibliotecas no atendimento à comunidade unespiana, exercitando sua vocação de administrar, organizar e disseminar a informação.
A Biblioteca atende os cursos oferecidos no Campus (Administração e Engenharia de Biossistemas), de Pedagogia (formato EAD em parceria com a UNIVESP) e o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Agronegócios. O atendimento é ampliado à comunidade e aos alunos do Cursinho 180°, mas apenas no recinto da Biblioteca, com o uso do espaço físico, dos terminais de computadores e facultado a consulta ao acervo.
Veja mais sobre a História da UNESP em Tupã neste link disponibilizado no Youtube, no canal da Unesp-Câmpus de Tupã:

O oferecimento do curso de Engenharia de Biossistemas a partir de 2014 também contribuiu para a expansão da UNESP em Tupã. Em um bate-papo com o atual Coordenador do curso de Engenharia de Biossistemas, Prof. Dr. Raúl Andres Martinez Uribe podemos saber mais sobre a instituição e projetos que estão mudando e aperfeiçoando o Campus.
O Prof. Dr Raúl é coordenador do curso há quase um ano, e sucede o primeiro coordenador do curso o Prof. Dr. Mario Mollo Neto, que segundo Raul deixou o legado de montar o curso e ter contratado todos os professores. Hoje o corpo docente do curso de engenharia de biossistemas tem vinte e um professores contratados. Foram construídos também um conjunto de laboratórios para uso específico do curso. Esse conjunto conta com onze laboratórios e destes uma boa parte já está em uso e outra parte falta apenas os recursos para aquisição dos equipamentos necessários para realização das práticas a que se destinam. Em cada laboratório já pronto há técnicos que auxiliam no uso do mesmo. O maior projeto atualmente do campus é melhorar a infraestrutura para os alunos.
A coordenação do curso está avançando também na gestão necessária para reconhecimento do curso junto à comissão estadual de educação, pois a Unesp não é avaliada pelo Ministério da Educação (como a maior parte das universidades). Por ser uma universidade estadual o órgão que a supervisiona é a Secretaria Estatual de Educação. Em 2018 uma comissão estará visitando a Universidade para avaliar o curso, dentre os requisitos dessa avaliação está: a estrutura, corpo docente, biblioteca, laboratórios, técnicos, projeto político pedagógico entre outros. Um dos trabalhos que o campus vem desenvolvendo é entregar toda a documentação necessária para esse reconhecimento.
Um dos destaques do curso no Campus hoje são os projetos interdisciplinares. A pesquisa em conjunto é muito bem sucedida no campus, em média são aprovados de oito à nove projetos com financiamento tanto do CNPQ quanto da FAPESP. Esses projetos de pesquisa foram um grande passo para o curso, pois contemplam pesquisa aplicada, interdisciplinar e principalmente a participação de alunos da própria faculdade. Atualmente quase todos os professores tem uma linha de pesquisa com orientados contemplados com bolsa tanto FAPESP quanto CNPQ e também algumas linhas especificas da Unesp de apoio à grupos de pesquisa. Isso tem feito com que o curso de Engenharia de Biossistemas avance muito em relação à pesquisa em Tupã.
Futuramente a coordenação do curso pretende estabelecer uma Pós-graduação. Assim, abrir um futuro Mestrado e Doutorado na área de biossistemas. Talvez, ainda no ano de 2017 será enviado este projeto para análise.