Primeiro Simpósio de Agronegócio e Biossistemas (SABIOS) em Avaré

Primeiro Simpósio de Agronegócio e Biossistemas (SABIOS) em Avaré. Autoria própria.

Texto escrito por Danilo Caixeta Nunes, aluno de graduação de Engenharia de Biossistemas em IFSP-Avaré.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-Campus Avaré, foi palco do primeiro Simpósio de Agronegócio e Biossistemas (SABIOS) que ocorreu nos dias 15 a 18 de agosto tendo como tema principal: “Permaneça no futuro”. O evento contou com a presença de estudantes dos cursos da instituição, além de Engenheiros de Biossistemas de Tupã e alguns produtores rurais.

No primeiro dia de evento foram ministradas palestras com ênfase nas tecnologias inovadoras que podem ser aplicadas ao agronegócio. Essa palestra contou com a presença do Dr. Guy Tsumanuma que discutiu sobre o mercado de startups no campo, com vários exemplos de aplicativos e tecnologias que podem oferecer uma solução eficaz para os produtores. Ainda no primeiro dia, o Dr. André Salvador ofereceu uma visão das grandes empresas sobre as novas tecnologias, traçando um perfil do futuro mercado de trabalho, onde os profissionais devem ter uma visão holística dos processos.

Já no segundo dia, a professora Lilian da UNESP de Botucatu discorreu sobre a fermentação de resíduos sólidos e a fermentação liquida, mostrando também a importância dos resíduos na produção de enzimas de interesse comercial. Ainda houve a presença do engenheiro agrônomo Antonio Ledo do “Celeiro Verde” que mostrou um pouco do seu trabalho como viveirista e como a tecnologia impactou positivamente em seu trabalho, ele demonstrou também algumas técnicas de enxertia em plantas. O palestrante frisou a importância da nutrição adequada das plantas, atuando assim na redução do risco de doenças.

No terceiro dia, ocorreu palestra com o Dr. Rafael Amaral tendo enfoque na automação de sistemas de produção de bovinos, na qual foram mostradas algumas tecnologias que auxiliam na produção de leite. Depois foi a vez dos palestrantes Prof. Dr. Paulo Cesar Camargo e Prof. Dr. Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos que discutiram sobre a análise de dados do agronegócio na perspectiva da Engenharia da Complexidade.

Já no sábado o evento teve a presença do Prof. Dr. Newton Tamassia Pegolo e de Henrique Teixera do Sebrae Botucatu conduzindo uma análise premortem, na qual os participantes tiveram que propor uma resolução para problemas apresentados por eles.

O evento ainda contou com um minicurso de produção artesanal de cerveja realizado pela Karen Andrade, com degustação do produto. E um minicurso de gestão de agrofloresta integrada com extração de resina ministrado pelo Marcelo Cunha Ribeiro, que mostrou o que é agrofloresta e a importância do planejamento dos policultivos nesse sistema. O palestrante também revelou como se faz a extração de resina e a obtenção dos subprodutos: breu e terenbentina. Além disso demonstrou seu trabalho no sítio Ribeirão, localizado em Capão Bonito-SP, que tem como objetivo unir a promoção da saúde humana com a natureza.

Essa primeira edição do evento vai entrar para história, com conteúdo focado nas perspectivas do futuro do agronegócio, os palestrantes no geral conseguiram transmitir essa visão futurística de forma clara e concisa ao público alvo, dando sempre ênfase aos conhecimentos da análise de dados.