Sustentabilidade na Engenharia

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

No mundo moderno no qual vivemos cada vez mais a produção de produtos vem crescendo e, com isso é gerado mais lixo que na maioria das vezes é descartado de maneira incorreta. Visto que esse problema atinge o mundo todo, ideias para diminuir o descarte incorreto estão cada vez mais presente e mais criativas.

Umas das ideias recentes trata-se de um projeto piloto que já ganhou até um concurso europeu esse ano. É a criação da embalagem de ovo que vira adubo, chamada de “Biopack”; o produto foi criado por um designer industrial grego. A ideia foi trocar as “caixinhas” de ovos convencionais por uma que quando não fosse mais ser utilizada serviria de adubo. Mas como? A embalagem é feita de farinha, amido, papel e sementes orgânicas de algumas leguminosas, por conta dessa composição a embalagem quando plantada obtém resultados dentro de 30 dias, como a melhora na qualidade do solo.

Segundo, George Bosnas, criador do projeto; a reciclagem ainda tem muitos desafios, pois o processo envolve diversas etapas, dificultando a avaliação de consumo total de energia. Sendo assim muitas pessoas veem a reciclagem como algo inviável, o que torna mais difícil a sustentabilidade, porém ideias inovadoras dão esperança que um dia todos produtos serão reciclados e poderão contribuir com a natureza.

O engenheiro de Biossistemas é um profissional capacitado para trabalhar com sustentabilidade e na área de criação de produtos com Biomateriais.

Referência Bibliográfica –

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Pesquisa-e-Tecnologia/noticia/2019/07/designer-cria-embalagem-reciclavel-de-ovo-que-vira-adubo.html